Ele chegou! E a atenção está totalmente voltada para o recém-nascido da família. Muitas opiniões, muitas vezes não solicitadas, são geradas e você só quer acertar quando é a sua vez. A dica nesse momento é que tenha atenção e muita paciência.
Você está aprendendo a lidar com o recém-nascido, e ele a entender o mundo, então acredite: vai dar certo! Pensando que ele é frágil e sensível, precisamos entender que existem boas práticas que garantem a saúde e boa qualidade de vida ao bebê, e é isso que queremos.
Mesmo com todos esses desafios, não é difícil passar por essa fase. Neste post te ajudaremos a desmistificar os assuntos que precisam de atenção nesse momento e podem te ajudar a lidar com a nova rotina.
A chegada de um recém-nascido na família é sempre um grande desafio. Aquele bebê que estava tão ativo nas últimas semanas na sua barriga, acaba de nascer e precisa de cuidados que, muitas vezes, só descobrimos quando ele chega. É sim um momento muito emocionante e de grandes aprendizados, mas vai demandar muita atenção e cuidado com a criança nessa fase tão frágil.
Algumas situações precisam acontecer nesse período para garantir a segurança e bom desenvolvimento do recém-nascido, para que ele se sinta confortável. As dúvidas podem surgir nesse momento, como: datas de vacinas, como dar banho, como ele pode dormir adequadamente, o que pode e o que não é legal nessa idade etc.
O mais importante de tudo é transmitir carinho a criança, fazer com que ele se sinta acolhido e protegido em seus primeiros dias de vida. Pegue-o no colo, converse, brinque com ele. São esses momentos onde os vínculos são fortalecidos e ele se sente seguro. Porém, outros fatores também precisam de atenção, como:
Antes de deixar a maternidade é importante que todos os exames sejam realizados no bebê, pois eles contribuem para o tratamento e prevenção de possíveis doenças. Quer saber quais exames são feitos? A gente te conta a seguir:
É um teste feito a partir do 2º dia do nascimento e também é conhecido como teste do reflexo vermelho. Ele é rápido, não dói e seu objetivo é detectar doenças nos olhos como catarata infantil, retinoblastoma, glaucoma e estrabismo.
Ele funciona assim: o pediatra usa um pequeno aparelho para projetar uma luz nos olhos do recém-nascido, quando a luz refletida no fundo do olho é avermelhada, alaranjada ou amarelada, os olhos estão saudáveis. Mas, se a luz refletida é esbranquiçada ou de formato diferente, a criança geralmente é encaminhada para a avaliação oftalmológica especializada.
Também chamado de oximetria de pulso, ele tem por objetivo diagnosticar possíveis alterações congênitas por meio da medição dos batimentos cardíacos e da oxigenação do recém-nascido. É um exame obrigatório feito com um oxímetro em formato de pulseira, que é colocado em um dos pés do bebê e não dói, sendo bem rápido de ser realizado, entre as primeiras 24 e 48h de vida no recém-nascido. Se nesse exame for identificada alguma alteração, é feito um ecocardiograma para confirmar ou descartar os riscos de doenças cardíacas.
Também chamamos de triagem neonatal auditiva. Ele serve para identificar problemas na audição do bebê e é obrigatório por lei. Deve ser feito no 2º ou 3º dia após o nascimento, não dói e é possível ser feito mesmo que o recém-nascido esteja dormindo.
Neste exame, o fonoaudiólogo produz estímulos sonoros leves por meio de um aparelho, avaliando o retorno desses estímulos nas estruturas do ouvido interno. Caso encontre qualquer alteração, a criança é encaminhada para realizar exames complementares.
O objetivo desse teste é diagnosticar e indicar tratamento precoce de eventuais problemas provocados pelas limitações dos movimentos da língua. Ele verifica o frênulo, que é aquela membrana que liga a parte inferior da língua à base da boca.
Esse teste também é conhecido como triagem neonatal e é feito a partir de gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido. É feito entre o 2º e 5º dia de vida e na versão ampliada do teste, conseguimos detectar a presença de mais de 40 doenças. A versão básica identifica até 4 doenças:
Esses exames são essenciais para detectar precocemente qualquer patologia, pois quanto mais cedo o diagnóstico, maior a eficácia dos tratamentos e intervenções que ajudem o bebê a se desenvolver da melhor maneira.
Entre os cuidados diários, um dos mais importantes é o cuidado com a segurança do seu bebê. A maneira como você o segura no colo precisa ser firme e levando em consideração sua anatomia.
Esse cuidado também passa pelo sono do bebê e a forma como ele dorme influencia diretamente em seu bem-estar. As principais recomendações para a segurança são:
Outro ponto de atenção é o berço, pois é muito comum ter brinquedos, almofadas, bichos de pelúcia e até protetores, esses acessórios não são indicados para o local em que o bebê irá dormir, pois representam inúmeros riscos para ele. Também é importante que o colchão seja firme e não deixe espaços nas laterais.
Nos primeiros 15 dias de vida é indicado que o banho seja feito somente com água e pelo menos 3 vezes por semana ou sempre que sentir necessidade. Após esse período, pode-se usar sabão com pH neutro e que seja para o corpo todo, como o Sabonete Espuma da Pom Pom, que possui toda a suavidade necessária para pele sensível do bebê.
O banho precisa de muita atenção, pois o recém-nascido possui a pele mais sensível, e o contato do bebê com a água em temperatura inadequada, correntes de ar ou outros elementos inapropriados, podem prejudicar a sua saúde.
Antes de tudo, tenha certeza de que pegou tudo o que precisa para o banho do bebê, como sabonete, toalha, algodão, roupas etc. Após terminar, seque-o rapidamente, principalmente as dobrinhas e o umbigo. Lembre-se que o banho não deve passar de 10 minutos e tenha certeza que tenha tudo a mão, como:
Você também pode adaptar os banhos de acordo com a rotina da família, mas aproveite também para ter um momento de carinho com seu bebê.
Um momento muito importante é a troca de fralda, pois ela acontece muitas vezes ao dia e é um momento onde é possível integrar a família ao bebê. A higiene precisa ser feita para evitar qualquer irritação da pele, por isso é recomendado um pano ou algodão úmido para a limpeza.
Não deve-se usar talco e lembre-se de sempre ficar perto do bebê ou com uma mão segurando o, para evitar quedas. As fraldas precisam ser sequinhas e de preferência com loção hidratante com extratos naturais que auxiliam na prevenção da irritação da pele delicada do bebê, como a Pom Pom Derma Protek que é a proteção que cuida da pele do seu bebê em parceria com a Fisher-Price™ e possui um canal superabsorvente que garante a pele 2x mais sequinha.
O coto umbilical é um final de pele do cordão umbilical que fica nas primeiras semanas após o nascimento. É muito importante que seja feita a limpeza correta dessa região para que ele caia e não tenha nenhum problema nesse período. A limpeza deve ser feita ao menos 1x ao dia no banho, da seguinte forma:
Mantenha esses cuidados até que o coto cicatrize e caia completamente. Mantenha as mãos sempre limpas antes e depois de manipular o coto. Depois de limpo, envolva-o com uma gaze limpa e seca e jamais coloque qualquer tipo de objeto no umbigo, como faixas ou moedas. Qualquer alteração que representem infecções, cor avermelhada ou qualquer outra coisa, procure imediatamente o pediatra. Quando cair, mantenha a limpeza com soro fisiológico até ficar totalmente seco. Não esqueça de manter a fralda dobrada abaixo do umbigo, para evitar que a urina ou as fezes consigam chegar no umbigo e causar uma infeção.
Tão importante quanto qualquer outro cuidado com o recém-nascido, as vacinas são essenciais para o organismo produzir anticorpos contra diversas doenças. As primeiras são contra hepatite B e tuberculose. Você pode conversar com o pediatra sobre o calendário de vacinação que também está disponível na caderneta de saúde da criança estabelecida pelo Ministério da Saúde.
A amamentação é um momento lindo entre a mãe e o bebê, mas que no início pode ser muito desgastante e trabalhoso. Exige muita paciência e esforço, mas também é uma demonstração de amor e cuidado com o recém-nascido. O leite materno é um alimento completo, que fornece anticorpos essenciais para prevenir o bebê de doenças devido sua riqueza de nutrientes.
O leite materno é o único alimento necessário até os 6 meses de vida, podendo ser mantido até os 2 anos de idade. O aleitamento também traz benefícios para a mãe, pois auxilia na recuperação do útero no pós-parto, diminui o risco de anemia, diabetes, câncer de mama e ovários, além de ser um momento de contato íntimo entre mãe e filho. Por esses motivos, é indicado iniciar o aleitamento logo após o nascimento do bebê e sempre oferecer em livre demanda, ou seja, quando ele quiser.
Não existe uma frequência definida para dar de mamar, mas é comum o bebê ter fome a cada 2 ou 3 horas durante o dia e não passar mais de 4 horas sem se alimentar. A duração das mamadas geralmente é de 20 minutos, que inicia mais rápido e depois mais lenta. A mãe pode amamentar deitada ou sentada, desde que esteja confortável para ambos.
Para alimentar o bebê com fórmulas, seja por qualquer motivo, falta de leite ou complemento, é importante que tenha indicação e acompanhamento do pediatra. Para preparar o leite você precisa:
Não esqueça que independente do aleitamento, é necessário que o bebê libere o excesso de ar após se alimentar, colocando-o na vertical e dar pequenas batidinhas nas costas.
Confira também: Calculadora gestacional
Também chamada de fontanela, é aquela região mais molinha da cabeça do bebê recém-nascido. Fica na parte traseira e no topo onde os ossos do crânio se encontram. Sua função é deixar a cabeça flexível para passar no canal do parto e também para o cérebro se expandir. Isso faz com que o fechamento precise ser acompanhado, pois caso contrário, pode ocasionar em alteração no formato da cabeça e no crescimento do cérebro. Seu fechamento ocorre normalmente entre 9 e 18 meses.
Não é recomendada a exposição direta ao sol até os 6 meses, e nem o uso de protetor solar. Para que o bebê fique no sol, é necessário o uso de guarda-sol, chapéus, roupas adequadas, além de uma sombra protetora.
Após os 6 meses, é permitido expor a criança ao sol, mas com muito cuidado. A regra é a mesma dos adultos: a exposição ao sol deve acontecer antes das 10h e depois das 16h, quando a radiação ultravioleta é baixa.
O protetor solar pode ser usado e deve ser aplicado por pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas ou após imersão em água.
É considerado recém-nascido o período a partir do nascimento até os 28 dias de vida. Essa fase é marcada pela adaptação do bebê ao mundo, e seu entendimento de que está fora do aconchego do útero.
Os bebês não nascem com sua visão total, pois como sua vivência até nascer foi dentro do útero, ela começa a se desenvolver aos poucos após o nascimento. A princípio, o bebê enxerga apenas em preto, branco e tons de cinza, depois vai evoluindo lentamente, e é entre os 2 e 4 meses que ele desenvolve a capacidade de ver as cores.
A primeira cor que o bebê enxerga são tons de vermelho e o momento que ele começa a perceber essas cores vai variar de acordo com cada criança, por isso não há uma regra para esse acontecimento.
Muitos cuidados foram falados ao decorrer deste artigo, mas o principal deles é: cuide com amor, pois esse nunca é demais. Não tenha medo de errar e nem de pedir ajuda.
Os recém-nascidos são frágeis e demandam muito das mães, toda a paciência e carinho são muito bem-vindos, para que ele esteja seguro e cresça saudável, evitando o surgimento de complicações e até algumas doenças. Esse é um período intenso para os pais, mas principalmente para mãe, pois ela pode ficar sobrecarregada com a amamentação e os primeiros cuidados. O pai precisa ter um papel ativo nessa nova jornada, pois o puerpério é um período de muitas mudanças com o corpo e os sentimentos da mãe.
Gostou de saber quais são os principais cuidados com os recém-nascidos e por que eles ajudam a garantir a saúde do bebê? Então não se esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais para que outras mamães possam se conscientizar sobre o tema!.