O ritual do banho é uma parte fundamental dos cuidados com os recém-nascidos. Não apenas para a higiene, mas também para o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos bebês. Esse momento especial também proporciona uma oportunidade valiosa para o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos. Além disso, estimula os sentidos e contribui para o desenvolvimento cognitivo.
Enquanto muitos pais de primeira viagem podem se sentir inseguros sobre essa rotina inicial, é fundamental compreender as orientações e cuidados recomendados pelos profissionais de saúde. A frequência do banho em recém-nascidos é um tema que gera discussões e varia de acordo com a cultura, ambiente e preferências familiares. Entretanto, alguns especialistas recomendam que o primeiro banho aconteça 24 horas após o nascimento do bebê, casos onde não seja possível essa espera, recomenda-se aguardar no mínimo 6 horas.
A importância do banho vai além da remoção de impurezas da pele do bebê. Durante a gestação, os recém-nascidos ficam imersos no líquido amniótico, e o banho é uma forma de simular essa experiência. Ele torna a transição para o mundo exterior mais suave. A sensação da água e o toque suave das mãos dos pais tornam a experiência acolhedora e tranquila, que lembra a segurança do útero. Além disso, também estimula o sistema sensorial do bebê, como a estimulação tátil, visual e auditiva. Essas experiências sensoriais ajudam a desenvolver as conexões cerebrais e aperfeiçoar as habilidades cognitivas dos recém-nascidos.
O banho em recém-nascidos pode ser uma tarefa um pouco intimidante para os pais de primeira viagem. Para garantir que esse momento seja seguro, tranquilo e prazeroso para ambos, é importante seguir algumas recomendações gerais.
A frequência dos banhos podem variar de acordo com os hábitos da rotina da família, por exemplo, e não existe uma regra específica para isso. O clima também pode ditar essa frequência. O consenso entre especialistas orientam que os bebês podem sim tomar banho todos os dias, e em dias muito quentes, se necessário, pode tomar até dois banhos, mas de preferência, em apenas um dos banhos se utilizar de sabonetes para não comprometer a barreira protetora da pele do bebê.
Certifique-se de que o ambiente onde você vai dar o banho está aquecido, livre de correntes de ar, por isso, feche as janelas e a porta para que o local fique adequado. Prepare tudo o que você vai precisar antes de começar o banho, isso inclui uma banheira com água morna (aproximadamente 37 graus Celsius), sabonete neutro, toalha macia, fralda limpa e as roupas.
Segurar o bebê de maneira adequada durante o banho é fundamental para garantir a segurança e o conforto do pequeno. Na banheira, apoie a cabeça e o pescoço do bebê com seu antebraço e a mão, mantendo a cabeça acima da água, use a outra mão para lavá-lo com cuidado. Lembre-se de manter o contato visual e falar suavemente com o bebê para acalmá-lo durante o banho.
O horário ideal para dar banho em um recém-nascido pode variar de acordo com as preferências e a rotina dos familiares. Alguns pais preferem dar banho no bebê pela manhã, como parte da rotina matinal, enquanto outros optam pela noite, como parte da rotina de dormir. O importante é que seja um momento calmo e relaxante.
Outro ponto para considerar é o clima, se estiver em dias com temperatura mais quente, pode ser mais confortável dar banho no bebê durante as horas mais frescas do dia. Caso seja necessário outro banho, é indicado que seja 1 hora antes de dormir. Se estiver mais frio, certifique-se de aquecer bem o ambiente fechando portas e janelas para evitar que o bebê sinta fique exporto após sair da água.
A pele dos recém-nascidos é delicada e sensível, tornando-a propensa a reações alérgicas e irritações. Escolha produtos de higiene desenvolvidos especificamente para bebês, que geralmente são formulados com ingredientes suaves e seguros. Fique atento aos rótulos e evite produtos que contenham fragrâncias artificiais, corantes agressivos ou ingredientes potencialmente irritantes. Ao escolher os produtos, leia os rótulos, pesquise marcas confiáveis e considere as necessidades individuais da pele do seu bebê.
Para incluir na rotina sem preocupações com a saúde da pele do bebê, os produtos da Pom Pom são adequados para esse momento do banho, o Novo Shampoo Pom Pom limpa delicadamente os cabelos do bebê, sem agredir as raízes e o couro cabeludo, sua fórmula é livre de corante e possui pH balanceado. Já o Sabonete Pom Pom Glicerinado é ideal para uma limpeza suave e delicada da pele sensível do bebê. As propriedades da glicerina garantem a suavidade e hidratação necessárias para uma pele saudável e protegida.
O contato pele a pele permite que o bebê se sinta seguro e amado, e ajuda a fortalecer o vínculo emocional com o cuidador, promovendo uma sensação de confiança e conforto. Isso ocorre porque o contato físico promove a liberação de hormônios como a ocitocina, que está associada aos sentimentos de afeto e amor. Além de estar associado à melhoria da estabilidade das funções cardíacas e respiratórias do bebê.
O toque é um dos primeiros sentidos a se desenvolver nos bebês, portanto, o contato pele a pele oferece uma oportunidade para explorar diferentes texturas, temperaturas e sensações, o que pode ser importante para o seu desenvolvimento sensorial. Também pode ajudar a regular os padrões de sono do bebê, melhorando a qualidade para que tenha um sono profundo e reparador.
Aproveite essa prática para fortalecer os laços familiares e promover o desenvolvimento saudável do seu recém-nascido!