Pom Pom
pompom

Warning: Illegal string offset 'label' in /WebDATA/pompom/public_html/wp-content/themes/pompom/pages/semana-artigo.php on line 33

Notice: Uninitialized string offset: 0 in /WebDATA/pompom/public_html/wp-content/themes/pompom/pages/semana-artigo.php on line 33
- Semana 33

Qual a melhor posição para o bebê recém-nascido dormir?

Quando um bebê nasce, muitas alegrias chegam com ele. Mas, principalmente, para os papais de primeira viagem, também chegam dúvidas e receios, como dar banho no recém-nascido, por exemplo, ou até mesmo qual a melhor posição para o bebê recém-nascido dormir. Essas e outras questões são muito importantes.

Um dos maiores medos sobre as posições para o bebê dormir à noite, é a morte súbita. Morte súbita ocorre quando um bebê morre sem causa aparente, e apesar de rara, é a principal causa de morte em bebês menores de 1 ano de vida.

Algumas causas que podem gerar a morte súbita são: o atraso na maturidade do tronco cerebral, bebês dormirem com os pais ou irmãos, e de bruços ou de lado, calor excessivo (ambiente muito quente ou cobrir demais o bebê), e o tabagismo durante a gravidez ou após o parto.

Mas para manter a calma, trouxemos esse artigo com dicas essenciais para que o bebê tenha um sono tranquilo e seguro!

Descubra as melhores posições para o bebê dormir à noite

Para que o bebê possa dormir seguro, algumas posições e cuidados são recomendados e isso pode variar pelo ambiente. Confira dicas e recomendações das melhores posições para o bebê dormir à noite.

Qual melhor posição para o bebê dormir no berço?

A melhor e mais segura forma do bebê dormir é no berço. Mas para isso, é necessário se atentar ao ambiente e posição do bebê:

  • Coloque sempre o bebê de barriga para cima;
  • Não deixe nenhum acessório ou objeto no berço;
  • A cabeça do bebê pode ficar levemente virada para o lado;
  • Superfície plana e firme;
  • Lençol bem firme e preso nas laterais;
  • Retire a chupeta;
  • Se precisar cobri-lo, cubra-o da cintura para baixo.

Qual a melhor posição para o bebê dormir quando está com gases?

Quando o bebê está com gases ele pode sofrer de cólicas e demorar a pegar no sono. Nesse caso, é recomendado fazer alguns truques para diminuir os gases do bebê antes durante esse período, sendo assim ele pode dormir seguro com a barriga para cima.

  • Massageie levemente a barriga do bebê em movimentos circulares para facilitar a liberação dos gases;
  • Dobre os joelhos do bebê e leve contra a barriga fazendo alguma pressão como pedaladas da bicicleta com as pernas do bebê;
  • Prepare o leite e mingau de forma adequada conforme as instruções;
  • Hidrate o bebê dando mais água para ele;
  • Se ainda amamenta, evite alimentos que causem gases, como feijão, grão-de-bico, repolho, brócolis, couve-flor, abacate, melão, ovos, etc.

Qual a melhor posição para o bebê dormir quando está com tosse?

Quando estamos com tosse, ao deitar a crise parece piorar, e isso não é diferente com bebês. Nesse caso, é preciso ter alguns cuidados para que o bebês durma em uma posição segura e confortável.

Em casos de o bebê estar tossindo, a melhor posição ainda é de barriga para cima, mas com certa inclinação, podendo utilizar um travesseiro um pouco mais inclinado. Outros cuidados são indicados para aliviar a tosse do bebê, como:

  • Dar bastante líquido;
  • Fazer inalação com soro;
  • Umedecer o nariz.

Qual a melhor posição para o bebê dormir de acordo com a sociedade brasileira de pediatria?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os bebês devem dormir de costas com a barriga virada para cima. Dessa forma, o risco de morte súbita diminui em até 70%. Mas se o bebê tiver refluxo, qual é a melhor posição para o bebê dormir com refluxo? Continua sendo de barriga para cima com a cabeça levemente virada para o lado, isso faz com que o refluxo seja expelido ou a criança tossir e os pais perceberem.

Dicas para recém-nascido dormir à noite?

Um dos momentos mais desafiadores na vida das mamães e dos papais, é o sono do recém-nascido durante a noite. Os bebês ainda estão se adaptando, por isso criar uma rotina do sono é muito importante e ajuda a todos. Confira dicas que fazem o recém-nascido dormir melhor à noite.

1 – Saco de dormir

O saco de dormir pode oferecer conforto e aconchego na hora de dormir de forma segura, pois auxilia na referência de rotina de sono para os bebês. Ele também tem espaço limitado  sem apertar a criança, provocando uma sensação de conforto para relaxar e dormir bem.

2 – Dar de mamar

Para o bebê dormir bem, ele precisa estar sem fome. O aleitamento materno sacia a fome do bebê, reduz o risco de morte súbita e o faz se sentir confortável para dormir.

3 – Fazer massagem

A massagem é uma das dicas que auxiliam no relaxamento do bebê. Tenha leveza e cuidado para massagear as costas da criança para que se sinta relaxado e pegue no sono com mais facilidade.

Comece pela parte inferior, massageando as perninhas do bebê, e em seguida vá para os pezinhos. Massageie, inclusive, os dedos do pé. Após finalizar a massagem nos pés, vá para a parte de cima e massageie delicadamente os bracinhos, e das axilas ao punho. Repita o processo nas mãozinhas e nos dedinhos também. Em seguida, deve-se massagear o peito com as mãos abertas e repetir algumas vezes. Agora você já pode virar o bebê e massagear as costas dele com muito cuidado e delicadeza.

A massagem ajuda o bebê a se sentir relaxado e dormir no berço com mais tranquilidade. Você também pode usar hidratantes ou óleos de uso exclusivo para bebês.

4 – Vestir com roupinhas confortáveis

Os bebês não devem dormir com muitas peças de roupas, nem muito quentes ou apertadas. Quanto mais confortável o seu recém-nascido se sentir, melhor será a noite de sono dele.

5 – Use uma fralda de boa qualidade

Fraldas de qualidade são essenciais para uma boa noite de sono e cuidados com a pele do bebê. A Pom Pom Derma Protek é uma ótima opção para que o bebêse sinta sequinho e possa ter mais horas de sono.

Quais posições evitar para o bebê dormir?

Já falamos sobre as melhores posições para o bebe dormir, e outros cuidados, mas também é ideal saber o que evitar.

O bebê dormir em cima da barriga da mãe

Os bebês recém-nascidos podem sentir maior necessidade do aconchego da mãe para dormir. Mas deve-se evitar que o bebê durma em cima da barriga da mãe, pois pode gerar mais dificuldade para o bebê descobrir como deve dormir no berço de forma segura e tranquila.

Embrulhar o bebê

Embrulhar o bebê para dormir pode causar diversos problemas e riscos, por isso deve ser evitado. Essa é uma prática usada em prematuros, para reduzir o estresse após o nascimento, e também para bebês que ficam na UTI Neonatal nos primeiros dias de vida, longe do calor e aconchego dos pais. Mas isso ocorre com acompanhamento de uma equipe de saúde e de forma adequada com segurança.

Ao embrulhar a criança para dormir, o risco de morte súbita aumenta, pois tira a habilidade do bebê em se livrar de objetos ou se virar caso necessário. Essa prática também pode causar problemas como displasia de quadril, peito comprimido, associação do sono e impedir a descoberta do próprio corpo.

Cobrir o bebê

Cobrir o bebê para dormir pode gerar dois riscos graves: o superaquecimento e o sufocamento. Por isso, o ideal é que o cobertor ou lençol estejam abaixo da cintura, com o bebê de barriga para cima. Evite também paninhos, lenços ou lençóis soltos pelo berço.

Conte com a Pom Pom Derma Protek

Agora que você já sabe a melhor posição para o bebê dormir e o que evitar para que o bebê esteja sempre seguro e confortável, siga as dicas e faça a rotina do sono com o recém-nascido. Isso pode ser de grande ajuda na rotina da criança e da família. Vale relembrar que para uma boa noite de sono, o recém-nascido precisa se sentir sequinho e limpo. Dessa maneira ele pode dormir por mais tempo, de maneira tranquila e confortável.

Para que o seu bebê durma bem, é ideal que ele use a melhor fralda, com tecnologias superabsorvente e que não agrida a pele dele, que é tão sensível nessa fase. Se você quer manter seu bebê ainda mais confortável e seguro em relação às fraldas, escolha a fralda Pom Pom Derma Protek.

A Pom Pom Derma Protek é desenvolvida com a tecnologia pensada exclusivamente para a proteção e hidratação da pele delicada do bebê. Feita em parceria com a Fisher Price™, a Derma Protek possui canal superabsorvente que garante a pele 2x mais sequinha. Outro ponto importante é a loção hidratante feita com extratos naturais, isso auxilia na prevenção da irritação da pele delicada do bebê. Ao escolher a Derma Protek, seu recém-nascido fica muito mais protegido e sequinho para um sono mais profundo e livre de irritações e assaduras.

A mamãe
Fique confortável
Saiba Mais
O bebê
Atenção aos movimentos
Saiba Mais
Cuidados
Dores nos pulsos
Saiba Mais

O bebê nas outras semanas

Faça seu login
E acesse ferramentas que irão te ajudar nessa fase tão especial.

Ao clicar em Cadastre-se, você concorda com os Termos de Serviço

Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Esqueceu a senha?
Informe seu endereço de e-mail e nós enviaremos sua nova senha por e-mail.
Um link para redefinir sua senha foi enviado para o seu e-mail
VOLTAR PARA A PÁGINA DE LOGIN