Pom Pom
pompom
A mamãe - Semana 3

O óvulo está fecundado

Você ovulou!!!!! Uma ótima notícia, o espermatozóide chegou até a trompa e encontrou o óvulo. Agora, ambos se tornaram um zigoto, a primeira fase do seu futuro bebê. O óvulo fecha sua membrana exterior e impede que novos espermatozóides invadam o mesmo espaço. E as células já começam a se multiplicar ininterruptamente, como aprendemos nas aulas de biologia, lembra? Ele migra para o útero lentamente – pode levar até 15 dias! Mas desde já começa a crescer.

Crescer em níveis milimétricos, lembre-se. O óvulo e o zigoto têm o tamanho da espessura de um fio de cabelo. Ou seja, nada de barriga, nada de sintomas, nem mesmo você vai notar que está grávida nessa fase, pois seu corpo irá sinalizar e alguns hormônios começam a aumentar seus níveis na corrente sanguínea.

Aliás, talvez nem um exame de sangue possa detectar a sua gestação. É que ele mede a concentração de beta-HCG, hormônio que é produzido pela placenta, e ele só começa a aparecer ali pelo décimo dia após a fecundação. Então, se você fizer um exame e der negativo, calma. Pode ser que ele apenas não tenha registrado a gravidez ainda.

O beta-HCG serve para sinalizar o início da produção de estrogênio e progesterona pelos ovários. Eles “avisam” a hipófise que você está grávida, impedindo uma nova ovulação e suspendendo o ciclo da menstruação, isso se chama feedback negativo.

O bebê
Migração
Saiba Mais
Cuidados
"Segurar" o bebê?
Saiba Mais

O bebê nas outras semanas

Faça seu login
E acesse ferramentas que irão te ajudar nessa fase tão especial.

Ao clicar em Cadastre-se, você concorda com os Termos de Serviço

Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Esqueceu a senha?
Informe seu endereço de e-mail e nós enviaremos sua nova senha por e-mail.
Um link para redefinir sua senha foi enviado para o seu e-mail
VOLTAR PARA A PÁGINA DE LOGIN