Mamães e papais de primeira viagem estão em constante aprendizado, e a grande questão do arroto é uma das diversas dúvidas. Muitos não sabem quanto tempo esperar e qual a sua verdadeira importância. Por isso, neste texto vamos esclarecer quanto tempo esperar pelo arroto do bebê.
Fazer os nenéns arrotar é de extrema importância, e em alguns casos, indispensável. Quando os recém-nascidos mamam ou choram, eles engolem ar que pode gerar desconforto. Se esse ar não for expelido por meio dos arrotos, fica na barriguinha do bebê podendo causar gases e consequentemente as cólicas. Confira a seguir as principais informações sobre os bebês e os arrotos.
Como introduzido no tópico anterior, ao se alimentarem, os bebês engolem ar junto com o leite, acumulando-o na barriguinha. Os arrotos são necessários para expelir todo esse ar. Algumas vezes, ele vem acompanhado de pequenas quantidades de leite, e isso ocorre graças a imaturidade do sistema digestivo do bebê.
O ar ingerido pelos bebês podem causar gases, e principalmente cólicas, provocando incômodos e o choro dos pequenos. Outro ponto importante a ser destacado é em relação ao arroto do bebê antes de dormir. Caso ele durma sem arrotar, é possível que ele arrote dormindo e devido a posição ele pode regurgitar e acabar asfixiado por causa do refluxo.
Com quatro meses o bebê já consegue controlar melhor o fluxo da mamada e ingere menos ar, neste caso a necessidade de arrotar a cada mamada diminui.
As posições utilizadas para o bebê arrotar dependem basicamente da experiência familiar, em diferentes casos, a cultura também pode influenciar. Não existe uma que seja mais recomendada com base em evidência científica.
Médicos explicam “a posição vertical facilita o esvaziamento do estômago, por gravidade, e permite que o ar, por ser mais leve que o líquido, ocupe a parte mais alta do estômago, facilitando o ato de arrotar”, confira a seguir as duas posições mais utilizadas.
Para fazer o bebê arrotar sentado, coloque-o sobre seus joelhos, inclinando suavemente. Com a mão, dê-lhe suaves tapinhas nas costas. É uma ótima opção para quem ainda se sente insegura com o processo e procura mais segurança.
Sente de forma ereta e apoie o bebê sobre seu peito. É importante que o queixo do bebê esteja sobre seu ombro. Segure-o e dê-lhe suaves tapinhas nas costas. É uma das formas mais eficientes e rápidas. Quando “pegado o jeito” se torna um processo fácil e com certeza seguro.
O seu filho pode demonstrar sinais de que precisa de ajuda para arrotar, pensando nisso separamos os cinco principais, confira:
É importante ressaltar que cada bebê é diferente, então, provavelmente, você precisará tentar todas as posições até descobrir qual é a mais confortável e adequada para o seu filho.
Os bebês precisam arrotar frequentemente, pois ainda estão aprendendo a sugar e engolir corretamente. O ar que é engolido durante a amamentação ou a fórmula precisa ser liberado por meio do arroto. Isso pode acontecer imediatamente após a alimentação ou alguns minutos depois. É importante notar que alguns bebês arrotam mais do que outros, e isso é considerado normal. Se o bebê estiver se alimentando e dormindo bem, não há necessidade de se preocupar se ele não arrota imediatamente após a alimentação. No entanto, se ele parece desconfortável ou estiver tendo dificuldade para arrotar, é recomendável consultar um pediatra.
Devemos ter em mente que nem sempre os bebês vão arrotar em todas as mamadas, as vezes não será necessário e outras um breve soluço será o suficiente para eliminar o ar.
Mesmo assim, é importante mantê-lo na posição por 20 minutos pelo menos. Nesse momento também é importante prestar atenção aos sinais do seu bebê, se você perceber que ele está desconfortável ou fazendo caretas, vale a pena insistir um pouco mais e mudá-lo de posição para ajudar.
Pensar sempre no bem-estar do seu bebê é uma das principais preocupações de todo pai e mãe. Isso inclui garantir que ele tenha uma boa alimentação, esteja limpo e confortável, e receba atenção e cuidados adequados.
Pensando nisso, a Pom Pom tem os melhores produtos que proporcionam cuidado e proteção, como a linha Pom Pom Derma Protek que é a proteção que cuida da pele do seu bebê em parceria com a Fisher-Price™: com canal superabsorvente que garante a pele 2x mais sequinha e loção hidratante com extratos naturais que auxiliam na prevenção da irritação da pele delicada do bebê.