Qual fruta é melhor para introduzir alimentos complementares? Quais as primeiras frutas que o bebê pode comer? Quando meu bebê pode comer morangos? O artigo a seguir fornece uma visão geral de qual fruta é adequada e quando inseri-la.
Tal como acontece com os vegetais, as frutas podem ser oferecidas ao bebê a partir dos 9 meses. Porém, em alguns casos, ele pode começar a consumi-las por volta dos 7 meses. Tudo vai depender do como ele reage e tolera alimentos sólidos, mas, é sempre necessário consultar um médico pediatra. Contudo, não se preocupe, vamos falar mais disso a seguir:
Para um início de vida saudável, o bebê só precisa de leite materno nos primeiros meses, pois ele fornece exatamente os nutrientes necessários para o desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é o melhor alimento para os primeiros 6 meses.
Normalmente, entre o início do 5º e 7º mês de vida do bebê, é possível começar, aos poucos, a alimentação complementar. É o momento de focar nas necessidades e interesses do pequeno. Algumas crianças se interessam pela comida dos pais desde cedo e gostam de prová-la. Já outros se restringem a beber leite materno ou fórmula.
Então, assim como em muitas outras situações com os pequenos, o mesmo se aplica à alimentação: seja paciente e não apresse as coisas com a introdução alimentar.
Maçãs, peras, bananas, ameixas e abacates são adequados desde o início dos sólidos. Mas atenção, as maçãs (cozidas), peras e ameixas podem soltar o intestino. Já as bananas e maçãs amassadas ou raladas, por outro lado, têm um efeito de endurecimento das fezes. Então, você vai começar a notar como o intestino do pequeno se comporta diante da introdução de novos alimentos. A partir do 7º mês, a maioria dos bebês também tolera bem as nossas frutas tropicais como: melão, manga e mamão, além de pêssegos, nectarinas e damascos.
Algumas frutas podem ser muito fortes para os bebês e proporcionar um efeito ruim no intestino. Vejamos a seguir algumas frutas que são vilãs no início da introdução alimentar:
Frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi são recomendadas apenas a partir de 1 ano de idade, pois são de difícil digestão devido à acidez. Uma exceção é o suco de laranja, que pode ser adicionado a papinha de frutas na hora do almoço, pois é uma quantidade relativamente pequena, que também é combinada com outros ingredientes.
Essas mesmas frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, maracujá e tangerina, além dos cuidados citados acima, também podem não ser tão bem recebidas devido o sabor e de apresentarem maior potencial alergênico.
Por este motivo, é seguro esperar até o primeiro ano de vida do bebê para introduzi-las.
As frutas constipantes são banana maçã, banana prata, goiaba, jabuticaba (sem casca), melão, pêra (sem casca), caju, maçã (sem casca), suco de limão (de preferência sem açúcar).
Por isso, o ideal é reduzir a quantidade dessas frutas durante a introdução, ou retardar essa experiência de acordo com o funcionamento do intestino do bebê.
Há diversas formas de realizar a introdução, falaremos a seguir de algumas dicas valiosas agora que você já sabe quais as primeiras frutas que o bebê pode comer.
No início, o bebê ainda está se acostumando com uma nova textura e sabor. Deste modo, os pais podem facilitar para eles. As papinhas são primordiais no início, seja ela de legumes ou de frutas. Portanto, amasse bananas e misture mais de uma fruta ao longo da introdução. Lembrando sempre que para um bebê não gostar de um alimento, ele precisa experimentá-lo de formas diferentes. Então não desanime na primeira careta.
Além disso, opte por papinhas caseiras, quanto mais natural, mais saudável. Caso com a falta de tempo só lhe reste comprar uma papinha industrializada, atente-se aos ingredientes, principalmente, sobre o sal e o açúcar na receita, que são itens não recomendados no início.
As cascas, quando comestíveis, não fazem mal nenhum à criança, mas o recomendável para ele ter uma introdução mais gostosa e tranquila é retirá-las juntamente com caroços, para evitar que se engasguem.
Como falamos, para ter certeza de que um bebê não gosta de um devido alimento, é preciso variar o cardápio, ele precisa consumi-lo de maneiras diferentes. No caso das frutas: amassadas, inteiras, na papinha misturada com outras frutas, aquecida, como mingau etc.
É o momento da cozinha criativa e assim você vai descobrindo as possibilidades junto com seu pequeno.
É importante que os bebês tenham contato com o alimento, sintam a fruta e aprendam a segurá-la. Tudo isso faz parte do desenvolvimento. Por isso, é indicado oferecer também frutas inteiras para o bebê se deliciar. Seja uma banana, manga ou até mesmo um pedaço de melancia.
Seja com uma Toalha Umedecida da Pom Pom ajudando a limpar a bagunça que fica depois de um bebê se alimentar no início da introdução, ou, principalmente, com as Fraldas Derma Protek, a Pom Pom quer fazer parte do seu dia a dia.
As fraldas Pom Pom foram desenvolvidas em parceria com a Fisher Price e possui canal superabsorvente, que distribui melhor o xixi e oferece uma absorção 2x mais rápida, garantindo uma pele mais sequinha para o bebê.
Para o conforto do bebê esse item é indispensável e para tranquilidade da mãe então, nem se fala.
A introdução alimentar é uma experiência prazerosa e de descobertas para mãe e para o bebê. Portanto, para garantir que passem por esse momento tranquilos, a Pom Pom tem os melhores produtos para a “Hora do Banho” e “Hora da Troca”, auxiliando na higiene e na saúde da pele do bebê. Que tal conferir a nossa linha completa?