Você já ouviu falar no termo “tempo de barriga” ou, em inglês, tummy time? Não, não estamos falando do período de gestação, mas da prática de colocar o bebê de barriga para baixo por um tempinho. Conforme a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, os bebês devem ser colocados para dormir de barriga para cima, como forma de diminuir os riscos de acidentes e da Síndrome da Morte Súbita. Mas, quando o bebê está acordado, experimentar a postura de bruços pode ser bastante favorável ao desenvolvimento. Vamos entender o porquê.
O tempo de barriga nada mais é do que o período em que um bebê é colocado de bruços enquanto está acordado e supervisionado. Essa prática é recomendada pelos profissionais de medicina e pediatria como uma forma importante de estimular o desenvolvimento físico e motor dos bebês desde os primeiros meses de vida. A American Academy of Pediatrics incentiva esse exercício, capaz inclusive evitar a plagiocefalia, que acontece quando a criança fica com a “cabecinha achatada”.
Além de prevenir esse achatamento do crânio, o tummy time ajuda a fortalecer os músculos que serão determinantes para os próximos passos do desenvolvimento do bebê. Vamos conhecer os principais benefícios dessa prática.
Quando o bebê fica de bruços, ele levanta a cabeça e olha em volta, uma posição que fortalece os músculos do pescoço, ombros, costas e tronco. Além disso, promove o desenvolvimento da coordenação motora e habilidades de movimento importantes, como rolar, rastejar e sentar.
De bruços o bebê também vai aumentando a capacidade de perceber melhor e mais ativamente o espaço. De barriga para cima, o campo de visão fica mais limitado e passivo. Aos poucos, com a firmeza do pescoço se estabelecendo, ele se torna capaz de se situar melhor no espaço. O tummy time é muito importante para ele começar a treinar essas habilidades.
Durante o tempo de barriga, os pais ou cuidadores podem estimular a criança com chocalhos, livrinhos ou outros objetos que provoquem os cinco sentidos, aguçam a curiosidade do bebê e incentivam que ele movimente a cabecinha. Assim, esse tempo também vai auxiliar a percepção sensorial e visual da criança.
A propriocepção é o sentido que nos permite perceber a posição, movimento e orientação do nosso corpo no espaço, bem como a força exercida pelos nossos músculos e articulações. Ao usar seus músculos para levantar a cabeça, sustentar o tronco e explorar o ambiente ao seu redor, o bebê desenvolve essa percepção. Além disso, ele é estimulado a aumentar a consciência corporal, uma vez que experimenta diferentes sensações e movimentos.
Para implementar o tempo de barriga, antes de qualquer coisa, é fundamental que os pais e cuidadores estejam supervisionando e mantendo contato visual com o bebê durante todo o período. Algumas crianças podem chorar ou se incomodar com a posição inicialmente, mas vamos te dar algumas dicas para facilitar o processo.
O primeiro passo é a escolha do ambiente que, é claro, precisa estar livre de maiores riscos para o bebê. Inicialmente o tummy time pode ser feito no trocador, logo depois das trocas de fralda. Com o tempo, superfícies mais firmes vão dando maior segurança para o bebê. Uma superfície muito macia como, por exemplo, a cama pode oferecer mais dificuldade para a criança se equilibrar.
Você pode usar o próprio chão da sua casa, forrando com um edredom ou um tapete emborrachado para garantir mais segurança e conforto. Evite colocá-lo de bruços quando ele está sonolento, irritado ou após as mamadas, pois há o risco de regurgitação.
Coloque o bebê deitado de bruços, apoiado nos antebraços ou mãos. Inicialmente, a criança pode ter dificuldade em levantar a cabeça, então você pode colocar um rolinho ou toalha dobrada sob o peito do bebê para elevar um pouco o tronco e facilitar o movimento. Gradualmente, à medida que o bebê for ganhando força, você poderá remover o suporte. Se ele rejeitar as superfícies mais firmes, você pode ajudá-lo a ir treinando, aos poucos, com a técnica “tummy to tummy”, experimentando colocá-lo de bruços na sua própria barriga ou no seu colo.
Uma dúvida muito frequente entre as mães e os pais que desejam começar a prática do tummy time é: com quantos meses posso colocar o bebê de bruços? Com um mês de vida o bebê já pode ser estimulado a ir experimentando essa posição, sempre com a supervisão atenta dos cuidadores. A princípio ele deve ficar de barriga para baixo entre 30 segundos e um minuto, algumas vezes ao dia. Gradualmente, conforme a criança vai ganhando mais segurança e firmeza no corpo, esse tempo pode ir aumentando.
Como você pôde perceber, o tempo de barriga é uma prática simples e fácil de ser incorporada no dia-a-dia. Nessa fase inicial do desenvolvimento, estímulos simples podem fazer toda a diferença no progresso neuropsicomotor do seu bebê. Além de prevenir possíveis deformações no crânio, o tummy time leva a criança a treinar o controle do pescoço, aumentando a amplitude dos movimentos e exercitando a musculatura para dorsal. Esse fortalecimento será a base para que ela consiga, posteriormente, sentar e andar.
Ao implementar o tempo de barriga, você também pode observar com mais atenção eventuais atrasos ou dificuldades no desenvolvimento motor do bebê e procurar uma orientação profissional especializada o quanto antes.
Cada fase de desenvolvimento do seu bebê oferece um desafio diferente. Não é fácil estar atento a todas as mudanças e estímulos necessários para o crescimento. Por isso, a Pom Pom cria os melhores produtos para facilitar os cuidados com seu filho e deixar você tranquilo para focar no que importa.
As Fraldas Pom Pom Derma Protek foram desenvolvidas em parceria com a Fisher Price e possuem um canal superabsorvente, que distribui melhor o xixi e oferece uma absorção 2x mais rápida, garantindo uma pele mais sequinha para o bebê. Com elas, você e seu filho vão se sentir seguros para descobrirem juntos os novos passos do seu crescimento. Contamos ainda com uma linha de produtos para a Hora do Banho e a Hora Troca, que vão tornar esses momentos muito mais prazerosos e confortáveis para sua família. Conheça nossa linha completa!