Pom Pom
pompom

Quando o bebê começa a enxergar?

Quando o bebê começa a enxergar?

A visão do bebê é uma grande dúvida e preocupação dos pais, principalmente nos primeiros dias de vida. Muitos especialistas são consultados para responder quando o bebê começa a enxergar, por se tratar de um dos sentidos vitais para o dia a dia.

Embora o bebê possa enxergar imediatamente após o nascimento, ele passará o primeiro ano  de vida melhorando sua visão e dominando novas habilidades. O que muitas pessoas não sabem é que é possível estimular esse desenvolvimento apenas se envolvendo com o bebê e estando atento de quaisquer sinais que possam indicar um problema. 

Separamos algumas orientações e etapas de desenvolvimento sobre o tema neste artigo, mas é importante que ao identificar algo incomum, consultar o médico que acompanha o pequeno desde seu nascimento e ter um acompanhamento adequado.

Como funciona o desenvolvimento da visão do bebê?

A cada minuto que os bebês ficam acordados, eles absorvem e estimulam todos os sentidos: visões, sons, cheiros e sensações do mundo ao seu redor. Embora possa demorar um pouco para entender o que todas essas informações significam, o pequeno ainda pode encontrar alegria e conforto nos rostos, vozes e sensações familiares da vida cotidiana.

Os recém-nascidos não possuem uma visão totalmente ampla e com ótima resolução, eles podem se concentrar em formas próximas, mas veem objetos distantes, ou até um pouco embaçados. Mas à medida que os bebês crescem, a visão melhora. Ao final dos 3 meses, eles podem seguir um objeto em movimento, estão mais interessados ​​em formas e padrões e podem identificar rostos familiares, mesmo à distância.

O que o recém-nascido enxerga?

Os bebês nascem com os olhos fechados devido à pressão durante o parto. Algumas vezes, eles não abrem simetricamente, mas é importante acompanhar, pois caso persista por um longo período, é importante consultar um médico. 

Como explicamos anteriormente, a visão de um recém-nascido ainda é muito limitada e o desenvolvimento vai ocorrendo ao longo dos meses. Nos primeiros dias, ele consegue focar em um objeto em uma distância de 20 ou 30 centímetros, por exemplo, como o rosto dos pais e familiares, que é a imagem que ele vai criando um vínculo de confiança e segurança ao longo de seus primeiros momentos.

Devido a visão se restringir ainda até 30 centímetros de distância, o ponto focal que vai atraí-los ainda serão os olhos, mas ao longo dos dias vai enxergando com mais amplitude e entendendo outras características do rosto e sinais.

O que mais agrada a visão do bebê?

Os rostos humanos são uma de suas coisas favoritas de se ver, especialmente o próprio rosto ou o rosto dos pais.

A visão de cores do seu bebê também está se desenvolvendo ao longo dos primeiros meses, então tapeçarias ou brinquedos de cores vivas ajudarão a estimular a capacidade do seu filho de distinção. Já tons pastéis, mais suaves, no entanto, são difíceis para que eles possam apreciar. Nesse sentido,  alguns brinquedos e livros podem ajudar.

Como estimular a visão do bebê?

Ao longo do desenvolvimento da visão, você deve cuidar suavemente dos olhos do bebê para garantir sua saúde. Além da higiene, também é importante estimular os olhos do bebê para ajudar no desenvolvimento da melhor forma possível:

  • A luz natural é importante para o desenvolvimento da visão, então você deve dar ao seu bebê um tempo longo da semi-escuridão. Ou seja, não expor totalmente de uma vez a luz forte, por exemplo, nos dias de sol excessivo é necessário proteger os olhos do seu bebê com um chapéu ou protetores;
  • Mostre ao bebê objetos coloridos com luzes e formas visuais variadas para desenvolver a perspicácia;
  • Mova os objetos para estimular a capacidade de foco dos olhos. Os móbiles acima do berço são muito úteis para isso;
  • Mude regularmente a posição do berço para que seu bebê nem sempre tenha o mesmo ângulo de visão. É bom para ele possa ver perspectivas diferentes;
  • Você pode mover uma luz suave na frente do rosto do bebê para que ele possa seguí-la com os olhos;
  • Quando seu bebê for um pouco mais velho, você pode fazer exercícios com bolas para estimular a coordenação mão e olho;
  • Bebês e crianças pequenas devem consultar o oftalmologista uma vez por ano para check-ups, mas se você suspeitar de algum tipo de problema, eles devem ser o mais rápido possível.

Confira também: Calculadora gestacional

A partir de quanto tempo o bebê enxerga com nitidez?

A visão do bebê melhora drasticamente ao longo do primeiro ano, e ele será capaz de ver com bastante clareza quando tiver oito meses de idade.

Quando o bebê tem de três a quatro meses, ele pode distinguir as cores e se concentrar em objetos menores. Aos quatro meses de idade, a percepção de profundidade começa a se desenvolver e o pequeno ficará melhor em detectar pequenos objetos e rastrear coisas em movimento com os olhos.

Quais os cuidados com a visão do bebê?

Vamos aproveitar esse tópico para fazer um alerta importante, a visão é um dos sentidos essenciais para todas as pessoas e a região dos olhos é uma das áreas mais delicadas, que devem receber cuidados específicos, principalmente um recém-nascido. 

Separamos algumas dicas de como higienizar a região dos olhos nos primeiros meses de vida:

  • Se o seu bebê acordar com as pálpebras coladas devido ao excesso de secreções, retire com a ajuda de uma gaze estéril embebida em soro fisiológico ou em água fervida trazida de volta à temperatura morna. Os olhos se abrirão gradualmente por conta própria;
  • Limpe os olhos desde os canais lacrimais até a parte externa do olho para evitar que a sujeira seja arrastada para dentro;
  • Use um algodão limpo e diferente em cada olho ao higienizar, evitando qualquer incidente ou contaminação de um para o outro;
  • Se os olhos estiverem com secreção amarelada ou esverdeada é necessário verificar com seu pediatra, para constatar se realmente estão infeccionados e qual o tratamento adequado seguir;
  • Observar muito nessa fase da higienização, por exemplo, se os olhos do bebê lacrimejam sob luz forte, se ele sente algum incômodo;
  • Lembrar-se sempre, os bebês se comunicam por sinais e cabe a sensibilidade dos pais e a análise dos pediatras para detectar qualquer anormalidade.

Como funciona a evolução da visão do bebê?

Abaixo veremos com mais detalhes os saltos de desenvolvimento da visão ao longo dos meses:

Primeiro mês de vida

No primeiro mês de vida, o bebê enxerga de 8 a 12 polegadas de distância. Embora os olhos ainda possam vagar aleatoriamente e até se cruzar às vezes, o bebê está começando a ser capaz de usar os olhos em conjunto para que possa focalizar consistentemente e rastrear um objeto em movimento.

A partir do terceiro mês

Nesse período, o bebê começa a ter percepção de formas, será capaz de reconhecer pessoas próximas e objetos. Eles também já estão melhores em saber a diferença entre as cores e provavelmente começarão a mostrar preferência por cores primárias brilhantes, desenhos e formas mais detalhadas. Incentive isso, deixando-os olhar para imagens brilhantes, fotos, livros e brinquedos etc.

A partir dos três meses de idade, eles ainda não são capazes de dizer a diferença entre cores vibrantes ou opacas. Além disso, a percepção de profundidade ainda não está totalmente desenvolvida.

A partir do sexto mês

A visão do bebê continuará a melhorar drasticamente durante os próximos meses. Eles começarão a desenvolver novas habilidades, além da melhora da percepção de profundidade. Essa capacidade de determinar o quão perto ou longe um objeto ao seu redor está não é algo que seu bebê possa fazer ao nascer.

Normalmente, os olhos de um bebê não funcionam bem o suficiente até cerca de 5 meses. Nessa idade, seus olhos podem formar a visão 3D do mundo de que precisam para começar a ver as coisas em profundidade.

A coordenação olho-mão melhorada ajuda seu bebê a identificar algo interessante, pegá-lo, girá-lo e explorá-lo de muitas maneiras diferentes. Seu bebê vai adorar olhar para o seu rosto, mas também pode estar interessado em olhar livros com objetos familiares.

A partir do nono mês

Muitos bebês começam a engatinhar ou andar segurando em móveis por volta dos oito ou nove meses. Ao se movimentarem e conhecerem melhor o espaço, estimulam a coordenação: mão, visão e corpo de uma forma geral.

Durante esse período, a visão de cores do bebê também melhorará. Uma dica é levá-lo a lugares novos e interessantes para que seja um período de desenvolvimento e de muitas descobertas.

A partir de um ano

Quando o bebê tiver um ano de idade, ele será capaz de avaliar bem as distâncias. Esta é uma habilidade que vem a calhar quando eles estão cruzando o sofá ou navegando pela sala de um lado para o outro. Neste ponto, eles também podem lançar coisas com alguma precisão, então cuidado!

A essa altura, seu bebê pode ver as coisas com muita clareza, tanto de perto quanto de longe. Eles podem se concentrar rapidamente em objetos em movimento rápido. Eles vão gostar de brincar de esconde-esconde com brinquedos ou com você. Aproveite para nomear objetos quando falar com seu bebê para incentivar a associação de palavras.

A importância dos sentidos para o desenvolvimento do bebê

Este artigo trata exclusivamente do tema visão dos pequenos, mas é importante ressaltar que temos outros quatro importantes sentidos. Apesar das cores vivas serem algo importante para contribuir com o desenvolvimento da criança, o toque também é essencial.

O bebê depende exclusivamente dos pais e familiares para fornecer o toque, pois é dessa forma que se sentem confortáveis, seguros e amados, com abraços, beijos e sensações.

Isso pode tornar tudo mais divertido para o seu aprendizado e saltos de desenvolvimento. Alguns exemplos que contribuem são: tocar os pés com os dedos, fazer vivenciá-los diferentes texturas e temperaturas, desde o toque suave de uma pena, até algo mais duro como um objeto de madeira, a sensação fresca de uma janela no inverno, da terra, da grama e por aí vai. Quando os bebês sentem o mundo ao seu redor, eles aprendem sobre a vida.

E para tornar tudo ainda melhor, é importante contar com produtos de qualidade, como as fraldas Pom Pom Derma Protek, que possuem um canal super absorvente

que distribui melhor o xixi com uma absorção 2x mais rápida, garantindo uma pele muito mais sequinha. Tudo isso pensando no conforto do seu bebê, para que ele se desenvolva com cuidado e proteção.

Faça seu login
E acesse ferramentas que irão te ajudar nessa fase tão especial.

Ao clicar em Cadastre-se, você concorda com os Termos de Serviço

Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Esqueceu a senha?
Informe seu endereço de e-mail e nós enviaremos sua nova senha por e-mail.
Um link para redefinir sua senha foi enviado para o seu e-mail
VOLTAR PARA A PÁGINA DE LOGIN

Receba nossas novidades

none
Data de nascimento