O que é método canguru? Esse método é uma proposta de interação para recém-nascidos prematuros de baixo peso, que necessitam de cuidados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Neste post você vai entender como funciona essa assistência humanizada e seus benefícios.
Anualmente, nascem 20 milhões de bebês prematuros de baixo peso no mundo, segundo o Ministério da Saúde. Infelizmente, um terço morre antes de completar um ano de vida. Aqui no Brasil, as causas que os levam a óbito são asfixia ao nascer, infecções, distúrbios metabólicos, e principalmente, dificuldades para se alimentar e regular a temperatura corporal.
É importante lembrar que é considerado um bebê prematuro, a criança que nasce antes da 37ª semana de gestação e com o peso abaixo de 2,5kg, necessitando de cuidados especiais para que possa deixar a maternidade com o peso e índices de desenvolvimento adequados.
O Método de cuidado canguru, ou o contato pele a pele, é um conjunto de protocolos de assistência humanizada ao recém nascido prematuro. Esse modelo de contato pele a pele é uma forma de aquecer o recém-nascido e manter sua temperatura e saúde, por meio de estratégias de intervenção biopsicossocial e de cuidados humanizados que visam o contato entre o bebê e um dos pais.
É aplicado geralmente quando o bebê está internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e acontece gradualmente sempre favorecendo o vínculo afetivo, estimulando a amamentação, a estabilidade térmica e o desenvolvimento do bebê.
Foi em 1979 em Bogotá, na Colômbia, que o pediatra Edgar Rey Sanabria criou essa metodologia. As principais motivações foram incentivar o aleitamento dos recém-nascidos de baixo peso e reduzir o tempo de internação do bebê prematuro.
O estudo de Edgar mostrou que quando os prematuros eram expostos a esse contato pele a pele com membros da família, como os seus pais, apresentavam um quadro mais rápido de ganho de peso em relação aos que não tiveram esse contato. O estudo também mostrou que esses bebês recebiam alta mais precoce, além de apresentarem menos infecções do que os recém-nascidos que não participavam da iniciativa.
O método de contato pele a pele é iniciado já na maternidade, onde os pais recebem treinamento e aprendem como segurar o bebê, qual a posição mais adequada e como o prender ao corpo.
É feito gradativamente, iniciando pelo toque e só depois o posicionando em seu corpo. O bebê é posicionado na vertical, geralmente contra o seio da mãe ou do pai, para deixar sua pele em contato, e a família escolhe com qual frequência e a duração que deseja ficar com o recém-nascido nesta posição.
O Método Canguru possibilita que os pais participem de forma mais imersiva nos cuidados neonatais. Ele acontece em três etapas:
Começa já no pré natal, quando a gestação é considerada de alto risco, e depois continuada quando a internação do recém-nascido na Unidade Neonatal acontece. Todas as informações são passadas aos pais, como: cuidados indispensáveis, condições de saúde, funcionamento da Unidade, equipe que irá cuidar e a rotina do bebê.
A equipe tem um papel fundamental nesse processo, sempre encorajando os pais a tocarem no bebê e validando sua participação, principalmente a do pai. Ele precisa ser inserido em todas as atividades desenvolvidas na unidade. Nessa etapa também é importante reduzir todo e qualquer ruído, odor e iluminação do ambiente que seja prejudicial na Unidade neonatal.
Essa é uma das etapas mais importantes. É quando o bebê fica a maior parte do tempo em contato com sua mãe. É indicado que fique de maneira contínua e que a mãe participe ativamente de todos os cuidados, incluindo estar treinada para colocar seu filho na posição canguru.
Este é o momento quando o bebê recebe alta. Ele vai pra casa, mas o acompanhamento da família e médico ainda é necessário até atingir o peso de 2,5kg. Mesmo sendo a fase final, ela exige alguns cuidados antes que possa acontecer. São eles:
No método canguru, o bebê prematuro é colocado em contato pele a pele de um dos pais, geralmente no peito e com o mínimo de roupa possível (somente com uma fralda confortável).
É um contato que não tem pretensão de ser invasivo, por isso, primeiro o bebê é tocado sutilmente e somente depois colocado na posição vertical em contato com um dos pais. O tempo de permanência nessa posição vai variar de acordo com a orientação fornecida aos pais e de escolha livre. Geralmente é indicado um tempo gradual em que os pais se sentem confortáveis, não tendo contra indicações sobre período máximo.
É importante ressaltar que, por apresentar muitos benefícios, o contato pele a pele também é indicado para bebês que possuem peso normal, pois aumenta a afetividade e o vínculo com os pais, incentiva a amamentação e evita também doenças e desconfortos.
Confira também: Calculadora de gravidez
Entre as muitas vantagens desse método, uma delas consiste em baixo custo para a unidade de saúde e para os pais, na recuperação de bebês de baixo peso. E uma informação importante é que esse método também é feito em recém-nascidos de peso normal para aumentar os laços afetivos entre os pais, incentivar o aleitamento materno e diminuir o estresse. Outros benefícios são:
Além desses benefícios, esse aconchego também é familiar para o seu bebê, pois ele passa a reconhecer os sons que ouviu enquanto estava no útero, como a respiração, as batidas do coração da mamãe e sua voz.
Estudos apontam que nos hospitais em que esse método é utilizado, o leite diário das mães que utilizam do método canguru é maior e o período de amamentação dura por mais tempo.
Entender como esse processo pode auxiliar no desenvolvimento do seu bebê prematuro é fundamental para um crescimento adequado e para a qualidade de vida do bebê e da família. Por isso, separamos as principais dúvidas sobre o método canguru que pode te ajudar a entender melhor como ele funciona.
Além de ser uma forma extremamente eficaz e barata para auxiliar no ganho de peso, o método diminui o tempo de internação do bebê na UTI neonatal. Mas seu principal benefício é que contribui ativamente no desenvolvimento do recém-nascido prematuro e pode ser feito com a ajuda dos pais, estimulando a amamentação e a estabilidade da temperatura corporal do recém-nascido.
Por que fazer o método canguru?
Inúmeros são os benefícios mesmo que seu bebê tenha o peso adequado para sua idade. Esse método incentiva a amamentação, a estabilização corporal e o vínculo com os pais, bem como bebê chora menos e ajuda a controlar e aliviar as dores.
Como fazer em casa o método canguru?
Em caso de interesse em iniciar ou manter a assistência em casa, a forma de cuidado é a mesma. Colocar com cuidado o bebê na posição vertical em contato com a pele vestido somente com fralda e o manter pelo tempo em que achar confortável.
Até quanto tempo o bebê pode ficar no método canguru?
Como uma assistência a prematuros, o indicado é até o bebê atingir o peso de 2.500g. Porém, nada impede que os pais continuem com o método até quando sentirem-se confortáveis. O método também pode ser feito pelos pais em que seus filhos não precisam trabalhar ativamente para o ganho de peso, mas desejam usufruir dos benefícios dessa atividade.
A escolha da fralda mais adequada é muito importante, especialmente para recém-nascidos prematuros. O cuidado para a pele tão sensível do seu bebê precisa ser em dobro.
É por isso que a Pom Pom incentiva esse momento de conexão e cuidado com seu bebê. Se você também quer manter seu bebê ainda mais confortável e seguro em relação às fraldas, escolha a linha Pom Pom Derma Protek..
A Pom Pom Derma Protek conta com a tecnologia pensada exclusivamente para a proteção e hidratação da pele delicada do bebê. Possui canal superabsorvente que garante a pele 2x mais sequinha. Além disso, as fraldas contam com loção hidratante feita com extratos naturais, que auxilia na prevenção da irritação da pele delicada do bebê. Ao escolher a Derma Protek, seu recém-nascido fica muito mais protegido e sequinho para um sono mais profundo e livre de irritações e assaduras.
A amamentação é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento do seu filho, é ela quem vai ajudar a fortalecer a formação dos órgãos e dar a resistência que seu bebê precisa para crescer forte e saudável.
Além dos muitos benefícios, a amamentação também exige alguns cuidados, pois a alimentação da mãe também influencia nos componentes do leite e altera seu gosto, tornando o processo do aleitamento mais difícil. Abaixo alguns exemplos dos alimentos que precisam ser ingeridos com cautela, ou substituídos:
Os produtos listados acima podem prejudicar a produção e a qualidade do leite materno. Por isso, é importante consumir alimentos frescos e naturais, e ter uma dieta saudável para fornecer bons nutrientes para seu bebê por meio do aleitamento materno.
Pensando numa alimentação que possa trazer benefícios e gerar os nutrientes necessários para seu bebê, prefira sempre uma dieta balanceada que contenha proteínas como: carne magra, frango sem pele, peixe, sementes e leguminosas.
Carboidratos como pão integral, arroz e batatas cozidas também são uma boa pedida. Assim como gorduras boas, preferencialmente o azeite de oliva extravirgem. Não esqueça também de pedir orientações ao seu pediatra para ter a melhor experiência na amamentação do seu bebê e manter a conexão com seu pequeno.
Entender como o método canguru funciona e suas indicações é o primeiro passo para uma caminhada de vínculos com seu recém-nascido prematuro. Ele acabou de chegar ao mundo e precisa de todo o cuidado que a família pode oferecer nesse momento de necessidade de ganho de peso e preservação da temperatura.
Essa também é a forma dos pais participarem ativamente do processo da internação. É um período que marca o momento de vínculo, de carinho e é uma forma do bebê poder passar o máximo de tempo com sua mãe.
A protagonista desse método é a amamentação, pois o aleitamento é o maior aliado na ajuda de prevenção das infecções e garantia do ganho de peso. Então, esse incentivo é fundamental para que ele cresça saudável e possa passar o mínimo de tempo possível no ambiente hospitalar, assim como a redução de custos com a alimentação.
Agora que você já entendeu a importância da conexão e do contato direto com o seu bebê, seja ele prematuro ou não, aproveite para compartilhar esse artigo com aquela pessoa que precisa aprender sobre o contato pele a pele com o recém-nascido.