Pom Pom
pompom

Movimento do bebê com 30 semanas

É comum que mamães se preocupem com a movimentação do bebê dentro do útero durante a sua formação. Afinal, muitas esperam por este momento, seja para sentir a sensação de ter seu filho mexendo ou apenas para ter certeza de que está tudo bem. No entanto, saiba que o feto se movimenta desde o primeiro dia, mas como ele ainda é muito pequeno e fraco, é comum não conseguir sentir.

Apenas durante o quarto mês de gravidez que pode se tornar mais perceptíveis os movimentos, e então os famosos ‘chutes’ que todos pedem para sentir. Eles podem ser o anúncio de que seu pequeno está conseguindo se desenvolver bem e está crescendo consideravelmente, então, comemorar este momento pode ser inevitável.

Quando o bebê começa a mexer na barriga?

Como dito anteriormente, o bebê está desde o começo de sua formação se mexendo na barriga de sua mãe. No entanto, este ato é quase imperceptível devido ao seu tamanho e força.

É possível perceber, de fato, sua movimentação apenas por intermédio de aparelhos médicos, como a ultrassonografia. Por isso, a maioria das gestantes apenas conseguem perceber o seu feto se movimentando a partir da 18ª semana. Mesmo assim, vale lembrar que cada gravidez é única e pode ser que isso aconteça um pouco antes ou até mesmo um pouco depois, dependendo de diversas circunstâncias. Uma pessoa que já teve outras gestações, por exemplo, pode sentir cerca de 14 dias antes seu feto se movimentando, ou até mesmo uma pessoa com mais gordura abdominal pode sentir recorrentemente.

Quando os movimentos na barriga começam a aparecer, é comum que a grávida pense que se trata de atividade intestinal, justamente porque nesse momento as evacuações são mínimas se comparadas com o período anterior à gravidez. Por isto, a sensação que muitas gestantes descrevem é a de bolhas estourando em sua barriga.

Porém, depois de um certo período, a mãe pode já perceber que na realidade é o seu filho se movendo, já que os movimentos se tornam mais frequentes e ativos. Em alguns casos, inclusive, quando mais bruscos podem distender a parede uterina. Então, a partir da 25ª semana, parentes e seu respectivo parceiro já podem sentir seu bebê se mover ou “chutar” como normalmente dizem.

Quais os movimentos do bebê com 30 semanas?

Talvez o movimento do seu bebê comece a realmente te preocupar quando chega a trigésima semana de seu período. Isto porque anteriormente, da vigésima semana para frente, o feto tem sua atividade maximizada, com muitos movimentos, podendo ser muito fortes dependendo da área em que é realizada. Porém, com 30 semanas, a mãe pode perceber que seu filho começou a desacelerar-se um pouco, com movimentos muito assíduos em partes específicas do dia, mas em outros estando completamente calmo.

Junto com a grande emoção que é essa fase da gravidez, a gestante pode perceber esta parada bruta de movimentação e temer que algo possa ter acontecido, porém não se preocupe! Este acontecimento é completamente comum, visto que o espaço do útero acaba por ficar menor, impossibilitando que o bebê se mova muito, o que já prepara a mãe para o momento do nascimento.

Com qual frequência o bebê de 30 semanas se mexe?

Mesmo que seja muito comum seu bebê se mover neste período, vale lembrar que isto não acontece toda hora. Pode ser que aconteça várias vezes ao dia, mas por justamente não ter regra, é ele quem vai decidir qual é a melhor posição para estar naquele momento.

O que geralmente ocorre é que a atividade de movimentação aumenta mais ou menos até a 32ª semana, acabando por se estabilizar à medida que o parto se aproxima. Também vale destacar que o bebê para sua movimentação quando está dormindo, podendo ser este processo de 20 a 40 minutos, mas já foram registrados bebês dormindo em até 90 minutos.

Também é um equívoco achar que o bebê dorme ao mesmo tempo que a mãe, podendo fazer com que a movimentação de seu pequeno atrapalhe o seu sono. Geralmente a movimentação fetal pode ser ainda mais intensa de noite, especialmente entre as 21h até as 2h da madrugada.

Vale ressaltar também que, quando acordado, o bebê pode se movimentar cerca de 30 vezes por hora, mas apesar disso, a maioria desses movimentos acabam sendo imperceptíveis para a gestante. Assim, é importante entender o padrão em que seu bebê se move para justamente monitorar sua atividade, podendo entender se houver uma diferença muito brusca.

Quando se preocupar com o movimento do bebê

Como dito anteriormente, é importante criar uma rotina de sentir e entender os movimentos que são comuns de seu pequeno. Isto é importante para identificar se algo está errado com a forma com que ele se move. Se notar que ele está se mexendo menos do que o comum, contate imediatamente seu médico para entender se algo está acontecendo que pode prejudicar a saúde do seu bebê.

Muitas gestantes acabam por relatar menos movimentos de seus bebês, mas muitas vezes o que diminuiu mesmo foram os movimentos mais bruscos, sendo que aqueles pequenos ainda continuam. Mesmo assim, se até mesmo os movimentos quase imperceptíveis se cessaram, é um sinal de alerta para a mamãe, por isso, o indicado também é que se contate imediatamente um médico especialista.

Fique atenta aos sinais!

Mesmo que seja um pouco difícil perceber cada pequena atividade que seu bebê realiza enquanto está dentro de sua barriga, é importante ficar atenta a todos eles. Entender como é a sua rotina e quais os momentos que costuma se movimentar mais, pode ajudá-la nessa tarefa.

Assim, além de entender como está a sua movimentação, você pode aproveitar esse momento para se conectar com o seu bebê. Se ele estiver se movendo, por exemplo, pode ser um ótimo momento para conversar, contar história e fazer com que ele identifique a sua voz.

Após o nascimento, essa conexão pode se manter enquanto você realiza as tarefas do dia a dia, como dar banho e trocar as fraldas. Esses são momentos em que você pode explorar os sentidos do seu bebê, tanto com voz como no contato pele a pele. E para torná-los ainda melhor você pode contar com a fraldas Pom Pom Derma Protek, que possui canal superabsorvente que possibilita uma absorção 2x mais rápida garantido que seu bebê fique mais sequinho.

Faça seu login
E acesse ferramentas que irão te ajudar nessa fase tão especial.

Ao clicar em Cadastre-se, você concorda com os Termos de Serviço

Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Esqueceu a senha?
Informe seu endereço de e-mail e nós enviaremos sua nova senha por e-mail.
Um link para redefinir sua senha foi enviado para o seu e-mail
VOLTAR PARA A PÁGINA DE LOGIN

Receba nossas novidades

none
Data de nascimento