Pom Pom
pompom

Hora de ouro no parto

Hora de ouro no parto

A Golden Hour, muitas vezes é relacionada ao momento perfeito para tirar a foto marcante no parto, mas não estamos aqui para falar sobre essa hora de ouro, e sim uma muito mais sentimental e intensa, que é a hora de ouro no parto. 

A primeira hora do nascimento é tão importante que ficou conhecida como hora de ouro, ou também conhecida como, a hora mágica. Durante esse período é muito importante aplicar o método canguru, em outras palavras, o contato pele a pele.

Confira a seguir tudo sobre a Hora de ouro, o que é, porque é um momento tão importante, quanto tempo dura e muito mais!

O que é a hora de ouro no parto?

A hora de ouro é a primeira hora de vida do bebê, e também representa a primeira hora da mãe com o recém-nascido, após meses de expectativa e ansiedade. A hora de ouro é de extrema importância para o bebê e também influencia a mãe, assim como o contato pele a pele – que deve ser feito durante esse período – a conquistar um vínculo para toda a vida.

Antigamente, quando não se conhecia os benefícios desse momento, o bebe nascia e era levado para longe da mãe e do pai, para realizar os procedimentos rotineiros, como medir, pesar, fazer o exame do pezinho entre outros. Hoje em dia, a OMS já declarou que os recém-nascidos não precisam de cuidados imediatos e a prioridade sempre será o contato pele a pele com a mãe (raras exceções).

Mesmo assim, cerca de 78 milhões de recém-nascidos não têm sua primeira hora de vida respeitada, isso segundo um relatório publicado em 2019 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Em consequência, os bebês não são corretamente alimentados logo que nascem. Esses dados correspondem a 60% dos nascimentos.

O contato pele a pele com a mãe, o calor e aconchego que é conhecido, e amor transpassado nesse momento tão íntimo. Sentir o cheiro e os batimentos cardíacos da mãe ajudam o bebê nessa transição do útero quente e confortável para o mundo real, e esse processo é muito importante já que são ambientes tão distintos.

Quanto tempo dura a hora de ouro?

A hora de ouro realmente acontece durante o primeiro momento do bebê no mundo, são os 60 minutos mais simbólicos para a ligação materna e paterna e que podem determinar pontos importantes sobre a saúde do bebê.

Nesse momento em específico, o bebê fica apenas com uma manta nas costas, fora isso o contato é direto com o corpo da mãe. O recém-nascido fica livre para fazer o que sente vontade, como: dormir, buscar o cheiro da mãe, ouvir seus batimentos, aumentar a ligação, se alimentar etc. Após a amamentação o bebê entra em um sono profundo, que pode durar entre 8 e 12 horas. E esse momento também pode ser considerado como uma hora de ouro.

Qual a importância da hora de ouro?

Ao nascer, as primeiras horas em contato com a mãe promovem benefícios fisiológicos e emocionais. Além de manter o calor do recém-nascido, veja a seguir os benefícios e a importância desse momento mágico:

  • Conforta e induz o leite: o recém-nascido em contato com a mãe auxilia na termorregulação e na adaptação do bebê aqui fora. Além disso, o misto de estímulos do novo ambiente e o aconchego faz com que os bebês procurem os seios para a alimentação e induz o leite;
  • Reduz riscos de hemorragia: essa redução se dá porque o aleitamento aumenta os níveis de ocitocina, substância que atua para auxiliar a liberação de leite e ainda favorece a contração uterina;
  • Reforça o sistema imunológico: a amamentação pode significar mais proteção para o bebê e reduz 23% do risco de mortalidade neonatal. O contato pele a pele, juntamente com a amamentação fortalece o sistema imunológico do bebê. Esse momento dá para o bebê um legado e uma base de resistência para doenças.

Também há outros benefícios para o bebê, confira:

  • Ajuda no desenvolvimento craniofacial;
  • Protege contra a morte súbita;
  • Maior proteção contra doenças alérgicas e infecciosas;
  • Melhora o desenvolvimento motor;
  • Previne câncer de ovário, mama e endométrio nas mulheres.

A única contraindicação sobre esse processo é para prematuros com menos de 34 semanas ou para aqueles que precisam de suporte respiratório.

Quais os benefícios da hora de ouro para a mãe

Um dos principais benefícios para a mãe na hora de ouro é a amamentação, que diminui os riscos de hemorragia, uma vez que há liberação de ocitocina. Além disso, há outros benefícios como o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, redução do estresse e ansiedade materna e menor risco de depressão pós-parto. Veja a seguir uma lista com os principais benefícios:

  • Diminuir as chances de estresse pós-traumático e depressão pós-parto.
  • Colaborar para que o útero volte ao tamanho normal;
  • Reduzir o estresse;
  • Melhora a ejeção de leite para o bebê;
  • Controla a pressão arterial;
  • Favorece a descida do leite;
  • Reduz as chances de eclâmpsia.

Como solicitar a hora de ouro no hospital?

Para solicitar a hora de ouro para o parto, é simples, muitas vezes está no plano de ação ou na responsabilidade social do próprio hospital, como o famoso “programa mamãe bebê”. Contudo, é sempre importante deixar suas exigências conversadas com o seu médico de confiança, assim, ele seguirá os passos deixados.

Além de conversar com o médico, você pode comentar com as enfermeiras que participaram do parto, seja normal, humanizado ou cesária. Toda solicitação é válida nesse momento. Muitos médicos fazem um plano de parto com todas as opiniões e objeções da mãe, que devem ser seguidas e respeitadas, e nesse momento você pode solicitar a hora de ouro, juntamente com o contato pele a pele.

O único contratempo que pode evitar esse pedido é no caso de o bebê precisar de ventilação, ou nascer prematuro.

É possível ter a hora de ouro na cesariana?

Fraldas Pompom Protek

A hora de ouro é recomendada por diversos médicos e doulas, independentemente do tipo de parto que a mãe deseja realizar, acima de tudo, todo parto deve ser humanizado respeitando as decisões e levando em consideração as opiniões da mãe nesse momento tão importante. Portanto, se a mãe deseja realizar uma cesariana é uma opção segura para ela e para o bebê, e sim, possível realizar a hora de ouro nesse parto.

A pompom espera te ajudar com as dúvidas relacionadas ao seu bebê, acompanhe nosso blog e saiba mais sobre um novo tema a cada semana.

Faça seu login
E acesse ferramentas que irão te ajudar nessa fase tão especial.

Ao clicar em Cadastre-se, você concorda com os Termos de Serviço

Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Esqueceu a senha?
Informe seu endereço de e-mail e nós enviaremos sua nova senha por e-mail.
Um link para redefinir sua senha foi enviado para o seu e-mail
VOLTAR PARA A PÁGINA DE LOGIN

Receba nossas novidades

none
Data de nascimento