A Golden Hour, muitas vezes é relacionada ao momento perfeito para tirar a foto marcante no parto, mas não estamos aqui para falar sobre essa hora de ouro, e sim uma muito mais sentimental e intensa, que é a hora de ouro no parto.
A primeira hora do nascimento é tão importante que ficou conhecida como hora de ouro, ou também conhecida como, a hora mágica. Durante esse período é muito importante aplicar o método canguru, em outras palavras, o contato pele a pele.
Confira a seguir tudo sobre a Hora de ouro, o que é, porque é um momento tão importante, quanto tempo dura e muito mais!
A hora de ouro é a primeira hora de vida do bebê, e também representa a primeira hora da mãe com o recém-nascido, após meses de expectativa e ansiedade. A hora de ouro é de extrema importância para o bebê e também influencia a mãe, assim como o contato pele a pele – que deve ser feito durante esse período – a conquistar um vínculo para toda a vida.
Antigamente, quando não se conhecia os benefícios desse momento, o bebe nascia e era levado para longe da mãe e do pai, para realizar os procedimentos rotineiros, como medir, pesar, fazer o exame do pezinho entre outros. Hoje em dia, a OMS já declarou que os recém-nascidos não precisam de cuidados imediatos e a prioridade sempre será o contato pele a pele com a mãe (raras exceções).
Mesmo assim, cerca de 78 milhões de recém-nascidos não têm sua primeira hora de vida respeitada, isso segundo um relatório publicado em 2019 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Em consequência, os bebês não são corretamente alimentados logo que nascem. Esses dados correspondem a 60% dos nascimentos.
O contato pele a pele com a mãe, o calor e aconchego que é conhecido, e amor transpassado nesse momento tão íntimo. Sentir o cheiro e os batimentos cardíacos da mãe ajudam o bebê nessa transição do útero quente e confortável para o mundo real, e esse processo é muito importante já que são ambientes tão distintos.
A hora de ouro realmente acontece durante o primeiro momento do bebê no mundo, são os 60 minutos mais simbólicos para a ligação materna e paterna e que podem determinar pontos importantes sobre a saúde do bebê.
Nesse momento em específico, o bebê fica apenas com uma manta nas costas, fora isso o contato é direto com o corpo da mãe. O recém-nascido fica livre para fazer o que sente vontade, como: dormir, buscar o cheiro da mãe, ouvir seus batimentos, aumentar a ligação, se alimentar etc. Após a amamentação o bebê entra em um sono profundo, que pode durar entre 8 e 12 horas. E esse momento também pode ser considerado como uma hora de ouro.
Ao nascer, as primeiras horas em contato com a mãe promovem benefícios fisiológicos e emocionais. Além de manter o calor do recém-nascido, veja a seguir os benefícios e a importância desse momento mágico:
Também há outros benefícios para o bebê, confira:
A única contraindicação sobre esse processo é para prematuros com menos de 34 semanas ou para aqueles que precisam de suporte respiratório.
Um dos principais benefícios para a mãe na hora de ouro é a amamentação, que diminui os riscos de hemorragia, uma vez que há liberação de ocitocina. Além disso, há outros benefícios como o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, redução do estresse e ansiedade materna e menor risco de depressão pós-parto. Veja a seguir uma lista com os principais benefícios:
Para solicitar a hora de ouro para o parto, é simples, muitas vezes está no plano de ação ou na responsabilidade social do próprio hospital, como o famoso “programa mamãe bebê”. Contudo, é sempre importante deixar suas exigências conversadas com o seu médico de confiança, assim, ele seguirá os passos deixados.
Além de conversar com o médico, você pode comentar com as enfermeiras que participaram do parto, seja normal, humanizado ou cesária. Toda solicitação é válida nesse momento. Muitos médicos fazem um plano de parto com todas as opiniões e objeções da mãe, que devem ser seguidas e respeitadas, e nesse momento você pode solicitar a hora de ouro, juntamente com o contato pele a pele.
O único contratempo que pode evitar esse pedido é no caso de o bebê precisar de ventilação, ou nascer prematuro.
Confira também: Calculadora de gestação
A hora de ouro é recomendada por diversos médicos e doulas, independentemente do tipo de parto que a mãe deseja realizar, acima de tudo, todo parto deve ser humanizado respeitando as decisões e levando em consideração as opiniões da mãe nesse momento tão importante. Portanto, se a mãe deseja realizar uma cesariana é uma opção segura para ela e para o bebê, e sim, possível realizar a hora de ouro nesse parto.
A pompom espera te ajudar com as dúvidas relacionadas ao seu bebê, acompanhe nosso blog e saiba mais sobre um novo tema a cada semana.