Se você estava preocupada por não parecer ainda grávida, relaxe! Nessa semana ou logo ali, a barriga já vai te entregar. Os seios também seguem a crescer. E uma curiosidade: eles podem ficar mais quentes e duros. São as glândulas mamárias e os canalículos lácticos se preparando para produzir leite.
Algumas grávidas nem percebem essas pequenas modificações no seu corpo, mas outras sentem o desconforto e discretas cólicas na barriga por conta do crescimento uterino. São dores incomodas, mas normais pois dentro do abdômen está ocorrendo uma reorganização de todos os órgãos internos por conta do aumento do útero e do crescimento do bebê. Se sentir algo diferente, já sabe: procure seu médico o quanto antes.
As futuras mamães também sofrem com um probleminha muito chato nesse momento: a constipação intestinal ou prisão de ventre. Isso porque o corpo sofre alterações hormonais, que provocam uma lentificação na movimentação das alças intestinais e com isso o “bolo fecal” leva mais tempo para se formar e ser eliminado, além disso, além disso, ocorre um discreto aumento na produção de xixi, além das mudanças na rotina. Um corrimento vaginal em maior quantidade, de consistência mais fluida e sem cheiro também pode fazer parte dos efeitos colaterais dessas alterações hormonais.
Os enjoos, oscilações bruscas de humor, cansaço e até mesmo um maior esquecimento continuam. Isso porque seu corpo ainda está se adaptando à novidade e sendo invadido com um progressivo aumento da progesterona, hormônio da gestação. Mas não se preocupem, pois no geral no segundo trimestre esses sintomas diminuem ou até mesmo desaparecem.
Confira também: Calculadora gestacional