Durante a gravidez, o bebê é alimentado por meio do cordão umbilical, após o nascimento, apenas o umbigo permanece como uma pequena lembrança dessa conexão. O cuidado adequado com ele é particularmente importante após o nascimento, mas muitas mães se preocupam em saber como fica o umbigo depois que cai e quais os cuidados adequados.
É importante saber que mesmo depois de cair, o umbigo continua sendo uma área sensível que merece atenção em relação aos cuidados e higiene necessária. Após o banho, é recomendável realizar a limpeza do umbigo e secá-lo bem. Certificar-se de que esteja o mais seco possível faz com que nenhum germe possa se instalar ali.
Outra preocupação é em relação a fralda e se esse contato será prejudicial para a pele sensível do bebê. A Pom Pom trouxe junto com algumas dicas a seguir, um breve relato de como os produtos da marca se adequam perfeitamente a todas as fases.
As fraldas têm loção hidratante com extratos naturais em sua composição, presente na camada superficial da fralda, tem contato direto com a pele do bebê, e auxilia desde o primeiro uso, prevenindo irritações, mantendo uma hidratação contínua. Sem contar a orelha elástica que proporciona mais conforto e melhor ajuste na cinturinha do bebê, neste momento de atenção com o coto umbilical.
O coto umbilical é uma estrutura presente no cordão umbilical do recém-nascido. Ele é composto pelo tufo de tecido conectivo, vasos sanguíneos e vasos linfáticos, que conectam o feto com a placenta. Durante a gravidez, o coto umbilical permite a troca de nutrientes, oxigênio e gases entre a mãe e o feto.
Após o nascimento, o coto umbilical é cortado e costuma ser tratado com um agente anti-séptico para evitar infecções. Durante as primeiras semanas de vida do bebê, o coto cai e a área umbilical cicatriza. É importante mantê-lo limpo e seco, evitando a umidade e a sujeira para prevenir infecções
Normalmente, o coto umbilical cai naturalmente após 10 dias, mas caso demore muito, é recomendável buscar orientação de um pediatra. Em alguns casos, isso pode ser um sinal de infecção ou distúrbio do sistema imunológico.
Muitas mães ficam em dúvida de como fica o umbigo depois que cai. Afinal, depois que isso acontece, a pele subjacente deve, na melhor das hipóteses, se curar sozinha. Em alguns casos, pode parecer um pouco áspero ou sair um pouco de líquido. Mas não se desespere, apenas mantenha o umbigo do seu bebê seco e limpo.
Confira mais dicas a seguir:
Desde o primeiro dia de vida, deve-se dar, particular importância, ao cuidado do umbigo do bebê:
Se o coto cair, você poderá encontrar algumas gotas de sangue no local. Isso é perfeitamente normal e nada para se preocupar. No entanto, se não forem apenas algumas gotas e estiver sangrando mais forte, consulte seu médico para se prevenir.
O umbigo de cada bebê é diferente. Algumas crianças têm um umbigo saliente e outras não. Não tente cobrir a área do umbigo com moedas ou bandagens para mudar a aparência do umbigo. Isso não funciona e só leva a irritação adicional.
Hoje, o coto umbilical raramente é tratado com uma compressa ou tela. Prefere-se o chamado cuidado de umbigo aberto, em que o coto fica exposto. O mais importante é manter a área do umbigo limpa e seca. Sempre verifique se está dentro do esperado pela pediatra e relate qualquer anormalidade.
Certamente em breve você poderá desfrutar do primeiro banho de bebê “real” junto com seu queridinho. No entanto, desde que seu recém-nascido não tenha perdido o coto umbilical, é melhor lavá-lo brevemente com um pano ou esponja. Isso não é necessário todos os dias; duas a três vezes por semana é geralmente suficiente.
Para cuidar do bebê no banho ainda com o coto, coloque-o em uma superfície plana e acolchoada. Tenha tudo o que você precisa por perto. Nunca deixe seu bebê sozinho e mantenha sempre uma mão sobre a criança.
É melhor cobrir o corpo do bebê com uma toalha ou usar uma lâmpada de calor o tempo todo para evitar que ele fique com frio. Exponha apenas as partes do corpo que deseja lavar.
Normalmente, você começa com o rosto e termina com o bumbum. Não se esqueça das dobras de pele no pescoço, orelhas e genitais. A pele ao redor da área do coto pode ser limpa com uma bola de algodão molhada, tomando cuidado para não molhar o próprio coto.
Tendo esse cuidado nos primeiros dias e mantendo a região seca e livre, logo estará cicatrizado.
Especialmente com o primeiro filho, os novos pais ainda estão um pouco inseguros sobre como trocar a fralda corretamente. Na verdade, você deve ter muito cuidado desde o início. Além de cuidar do coto, você deve tentar evitar que as fraldas incomodem em outras regiões.
Enquanto os restos do cordão umbilical ainda não caíram, é melhor dobrar um pouco a parte superior da fralda. Por um lado, isso evita que a faixa da fralda fique encostando ou abafando o coto e, por outro lado, evita que a urina contamine essa área sensível. Trocar fraldas é sempre uma boa forma de cuidar do umbigo.