Pom Pom
pompom

Como fazer recém-nascido dormir

Como fazer recém-nascido dormir

O momento mais esperado dos pais é quando o bebê regula seu sono, pois isso significa noites de qualidade para todos da família. Nos primeiros meses de vida, acontece uma adaptação da criança e dos tutores, pois o bebê pode demorar muito pra dormir, ou dormir em horários irregulares, o que acaba influenciando no humor e na rotina de todos da casa. 

Nesse período o bebê pode acordar a cada 2 ou 3 horas para mamar e isso pode ser desgastante, principalmente aos pais que já estão acostumados a dormir durante toda a noite. Por isso a importância da rotina de sono, principalmente para a qualidade de vida e desenvolvimento do bebê. 

O ambiente precisa ser acolhedor, com temperatura e iluminação adequada ao bebê, que precisa estar com roupas e posição confortáveis, para que as noites sejam as mais tranquilas possíveis. Para isso, vamos te dar as melhores dicas pra ajudar seu bebê dormir de forma a ajudar no seu desenvolvimento e você conseguir descansar também. Confira o artigo.

Por que o recém-nascido demora para dormir?

É natural nesse início que seu bebê não esteja mais agitado, pois existem muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo com ele, fome, temperatura etc. Nesse momento é necessário ter muita paciência e entender quais as necessidades do pequeno e adaptar a rotina de sono a isso. Mas no geral existem alguns motivos pelos quais seu bebê recém-nascido não dorme e são eles:

  • O bebê ainda não sabe o conceito de dia e noite

É a partir dos 3 meses que o bebê começa a produzir a melatonina, o hormônio responsável pelo sono, e é nesse período que se estabelece seu ciclo circadiano, que é o ritmo em que o organismo realiza suas funções ao longo de um dia e cria a rotina.

  • O bebê pode estar com fome

Como eles acordam a cada 3 horas para mamar e sua digestão é muito rápida, isso implica em uma rotina de sono “picado”, pois são poucos os momentos em que ele está totalmente confortável com o que está sentindo. Mas lembre-se que amamentar em livre demanda é muito importante, principalmente à noite, pois o alimento que você produz de madrugada é rico em melatonina e prolactina que é um hormônio que ajuda a manter a sua produção de leite adequada para o seu bebê e permite que ele se desenvolva adequadamente. 

  • O bebê ainda não aprendeu a dormir

Todo mundo ao nascer precisa aprender tudo, inclusive como nosso corpo funciona. É importante entender que o bebê não sabe ainda como dormir e a rotina de sono serve como um lembrete ao corpo que é hora de descansar. Por isso, criar uma rotina de sono é tão importante, porque o deixa seguro e confortável para adormecer. 

  • O bebê pode estar muito cansado ou sem sono

É comum que barulhos, visitas e muitos estímulos aconteçam nesse período, e diferente da gente, o bebê pode se sentir esgotado de tanta interação. As sonecas ajudam nesse descanso e o preparam para dormir melhor à noite. Também não é legal colocar ele pra dormir quando não está com sono, pois pode causar irritação. Atente-se aos sinais de sono como esfregar os olhos e bocejos que em breve você passa a conhecer o ritmo biológico do seu bebê. 

  • O bebê pode estar com cólica 

O recém-nascido ainda está se acostumando a digerir o leite e isso pode ser bem dolorido. Se o seu bebê está chorando e você já trocou a fralda, amamentou e deixou a temperatura adequada, pode ser que o motivo seja cólica. Se esse for o caso, o choro é bem agudo e inicia e termina “do nada” e sempre com ele se esticando ou se encolhendo. 

  • O bebê pode estar sentindo calor ou frio

Se para os adultos a temperatura muito alta ou baixa já influencia no sono, com as crianças é a mesma coisa. Mas com bebês recém-nascidos a preocupação é muito maior, pois ainda não conseguem regular a própria temperatura e o excesso de frio pode causar hipotermia, assim como o excesso de calor pode causar desidratação. Sinta pela barriguinha ou costas se está suando ou com tremores e o mantenha sempre na temperatura adequada. 

O que fazer para um recém-nascido dormir?

Agora que já sabemos o que pode estar incomodando o bebê, vamos entender o que pode ser feito para que ele durma melhor e como criar uma rotina de sono. Confira abaixo as dicas:

Reproduzir o ambiente do útero

Para bebês até 3 meses, reproduzir o ambiente em que eles estiveram nos últimos meses pode ser uma boa ideia. Colocar algum som que se pareça com o que ele ouvia de dentro do útero pode fazer com que ele se sinta seguro e durma melhor e por mais tempo. Isso acontece porque o recém-nascido ainda não entendeu que está fora da barriga e quando o papai ou a mamãe o balança e o segura bem acolhido ele sente-se confortável e calmo. 

Embrulhar o bebê

Já percebeu que às vezes o bebê se mexe como se estivesse “caindo”? Isso acontece por causa do reflexo de sobressalto durante o sono. Essa sensação pode levá-lo a acordar várias vezes durante o sono, uma solução é embrulhar ele como se estivesse na posição em que estava dentro do útero, bem encolhido. Você pode usar uma fralda ou toalha macia e enrolá-la, mas sem apertar muito. Outra solução é colocar roupas que o deixe mais livre para se mexer confortavelmente. Isso evita que o reflexo acorde-o durante a noite. 

Criar um ambiente confortável no quarto

Uma grande dica para ajudar no sono é um ambiente preparado para o bebê dormir. É neste ambiente onde ele vai ficar quando estiver pronto para descansar, então alguns passos que pode te ajudar são:

  • Mantenha o quarto numa temperatura confortável para o bebê;
  • Feche janelas e cortinas para cortar a luz e os barulhos indesejados;
  • Deixe uma luz branda no quarto, como de um abajur que não incida diretamente nos olhos do bebê.

Com essas dicas, o ambiente estará pronto para iniciar o ritual de sono de seu bebê.

Dar de mamar antes de dormir

Essa é uma super dica, pois com o bebê de barriga cheia, a chance de acordar por sentir fome é mínima, tornando seu sono mais tranquilo e profundo. Mas lembre-se que para o melhor desenvolvimento dele, o desmame noturno deve acontecer gradualmente quando ele já estiver se alimentando com outras comidas, pois esse sono é muito importante para o desenvolvimento cognitivo dele.

Fazer uma massagem

É mais uma opção excelente para incluir na rotina de sono do seu bebê. Por estar interagindo o tempo todo com as coisas e pessoas, os bebês podem ficar mais tensos, mesmo sem perceber, e uma massagem nas costas, barriga e pernas, pode ajudar ele a relaxar e ficar mais sonolento, como um carinho mesmo. 

Trocar a fralda antes de dormir

Outro ponto importante é a troca de fraldas, pois se o bebê estiver desconfortável com a fralda molhada, ele vai ter dificuldade para dormir ou acordar diversas vezes durante a noite. Para isso, escolha fraldas que durem a noite toda e passe a sensação de bumbum sequinho para seu bebê como a Pom Pom Derma protek, que é uma escolha inteligente para o conforto do seu pequeno. 

Vestir pijamas confortáveis

Para um ritual bem sucedido, a troca da roupa “normal” para uma “de dormir” é importante, pois ele colocando o pijama vai prevendo que o momento do descanso está chegando. Prefira sempre roupas de algodão, sem botões, sem elásticos ou babados, para não estimular o bebê nesse momento. 

Como educar o sono do bebê?

Já sabemos que precisa de uma rotina clara pro bebê saber a hora de descansar, agora como aplicá-la durante o dia? Aqui separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter esse controle e também organizar o dia e a noite do bebê. Siga esses passos:

Reduza a duração das sonequinhas

Apesar de muito importantes para o desenvolvimento do bebê, as sonecas diurnas podem ser mais ou menos longas, vai depender de cada criança. Nesse momento, os pais podem fazer testes durante o dia para saber se o bebê fica mais sonolento a noite, ou se ele fica irritado pela falta de descanso no dia. Entendendo esse processo e adaptando, ele vai dormir melhor durante a noite.

Estimule o bebê durante o dia

Quando ele estiver acordado, aproveite para fazer atividades desde os primeiros meses, pois quando ele fica cansado o sono é mais profundo. Mas lembre-se de que esse estímulo precisa ser comedido, porque em excesso pode acarretar na produção excessiva de cortisol, aquele hormônio que o deixa mais estressado e irritado, e o tiro sair pela culatra, fazendo com que o bebê demore ainda mais para dormir. 

Saiba identificar os sinais de sono

Isso ajuda a entender qual o melhor momento para colocar seu bebê para dormir, seja à noite, ou numa soneca durante o dia. Geralmente esses sinais são:

  • Olhar parado ou mais lento;
  • Bocejos;
  • Agitação em excesso;
  • Esfregando os olhos com frequência.

Rotina de sono

Aplique a rotina ensinada acima. A rotina é importante porque o bebê não entende o que acontece em seguida de cada ação que ele participa como, tomar banho, mamar e etc. Essa rotina sinaliza para ele os momentos e faz com que ele se sinta mais seguro para o próximo passo. Aplique a rotina e prepare o ambiente para que seu bebê tenha um sono mais tranquilo e sossegado.

Qual a melhor fralda noturna para recém-nascido?

No meio de tantas marcas, quais são as fraldas noturnas que realmente valem a pena? Já adianto que ao escolher uma fralda de boa qualidade você ganha na tranquilidade de manter eu bebê sequinho e confortável a noite toda. 

A Pom Pom possui duas modalidades muito especiais de fraldas que são a Pom Pom Derma Protek e a Pom Pom shortinho, para te ajudar com a rotina de sono do seu bebê. A Pom Pom Derma Protek é a proteção que cuida da pele do seu bebê em parceria com a Fisher-Price™. Ela possui um canal superabsorvente que garante a pele 2x mais sequinha e loção hidratante com extratos naturais que auxiliam na prevenção da irritação da pele delicada do bebê.

Já a Pom Pom shortinho conta com toda a segurança das fraldas Pom Pom aliada um ajuste perfeito, muito mais rápido de vestir e fácil de tirar. Além disso, possui uma linha de sabonetes para o corpo todo, lenços umedecidos e pomadas para assaduras que vão te salvar na hora da troca de fraldas. Você pode conferir toda a linha aqui.

Confira também: Calculadora de gravidez

Tenha seu descanso

É importante que nesse processo você também possa curtir seu bebê, ter ele ali no contato pele a pele desde os primeiros dias, e dar todo o carinho faz parte da rotina de sono também, você pode experimentar contar histórias, mesmo que ele ainda seja muito novo, ouvir as entonações da sua voz traz segurança e aumenta a conexão entre vocês. Você pode cantar canções pra ele também. 

Com essa rotina estabelecida, o próximo passo é aproveitar o tempo que o bebê está descansando para também descansar e cuidar de você. A rotina de cuidar de um recém-nascido pode ser bem desgastante e exigir muito esforço e paciência, tenha seu tempo para estar renovada para o próximo dia e para dar toda a segurança que o seu bebê precisa. E conte com a Pom Pom como aliada com produtos inovadores que farão você ganhar tempo e tranquilidade na hora de cuidar do seu bebê.

Faça seu login
E acesse ferramentas que irão te ajudar nessa fase tão especial.

Ao clicar em Cadastre-se, você concorda com os Termos de Serviço

Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Esqueceu a senha?
Informe seu endereço de e-mail e nós enviaremos sua nova senha por e-mail.
Um link para redefinir sua senha foi enviado para o seu e-mail
VOLTAR PARA A PÁGINA DE LOGIN

Receba nossas novidades

none
Data de nascimento