Pom Pom
pompom

Como estabelecer bons hábitos de sono para o meu bebê?

O sono do bebê pode ser a causa de muita ansiedade e estresse para os pais. Dificuldade para adormecer e acordar muitas vezes durante a noite são queixas comuns. Nessa hora, muita gente recorre aos manuais e especialistas para, quem sabe, conseguir a tão sonhada noite de sono tranquila. É preciso compreender, porém, que os padrões e necessidades de sono de um bebê são muito diferentes de um adulto. Mas, levando em consideração os fatores biológicos da criança e as especificidades do seu bebê, é possível estabelecer alguns hábitos para ajudar a criar uma boa rotina de sono. 

Importância do sono para bebês

O sono é fundamental para o desenvolvimento da criança. Nesse período de descanso, vários sistemas hormonais são ativados e vão influenciar o crescimento, o ganho de peso, a imunidade e as habilidades cognitivas. 

A falta de sono foi relacionada a fatores de risco cardiometabólicos, risco de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e prejuízos ao controle emocional, impactando na qualidade de vida em geral. 

Lembre-se, no entanto, que a falta de sono estabelece uma correlação com esses fatores, não se trata de uma causa única. Os bebês recém-nascidos, até três meses de idade, costumam dormir de 16 a 20 horas, mas não de maneira contínua. A partir dos três meses, a quantidade de horas de sono necessárias vai diminuindo progressivamente, mas algumas dificuldades podem permanecer.  

Problemas comuns de sono em bebês

Sono agitado, choro, demora para conseguir adormecer, muitos despertares noturnos. São problemas comuns enfrentados pelos pais. Até certo ponto, são questões perfeitamente naturais. 

É preciso ter em mente que o bebê é um recém-chegado, se adaptando ao mundo e aprendendo a regular o seu sistema nervoso, ainda em desenvolvimento. Por causa do seu sistema neurológico ainda imaturo, os bebês dependem mais dos cuidadores para conseguir relaxar e adormecer. Eles também precisam acordar mais vezes para se alimentar – o estômago de um recém-nascido retêm apenas 20 ml de alimento por vez. 

Benefícios de estabelecer bons hábitos de sono para bebês

Guardadas as dificuldades naturais de adaptação, estabelecer bons hábitos de sono pode ter impacto por toda a vida, formando boas condições para o desenvolvimento da aprendizagem e da regulação emocional. É claro, mais adiante, outros fatores podem influenciar a qualidade do sono, mas os hábitos construídos na infância têm um papel relevante no futuro.

Crie bons hábitos de sono para o bebê

Sabe a higiene do sono, que tem sido tão falada para ajudar os adultos com insônia? Pois é, ela também funciona para os bebês, tendo em vista, claro, as diferenças fundamentais dos padrões de sono adulto e infantil. Limpar os estímulos perto da hora de dormir e criar uma rotina podem ser o começo de um sono mais tranquilo para toda a família.

Escolha de um local tranquilo e escuro para o sono

A excreção da melatonina, hormônio que avisa o corpo que é hora de descansar e que está ligado à ausência de luz solar, só começa a ocorrer de 8 a 11 semanas após o nascimento, e vai se desenvolvendo aos poucos. No entanto, escolher um local tranquilo e escuro, ir diminuindo as luzes do ambiente e os estímulos visuais pode ajudar a regular esse processo orgânico.  

Escolha roupas confortáveis e seguras para dormir

Para conseguir dormir, o bebê precisa se sentir seguro e relaxado. Um pijama confortável, fraldas seguras e que não irritem a pele, como a Pom Pom Derma Proteck, auxiliam o processo. Até mesmo o ritual de colocar aquele mesmo pijama, mais ou menos no mesmo horário, vai estabelecendo uma previsibilidade e um conforto na rotina que ajuda o bebê a entender que ele está pronto para adormecer. 

Tenha atenção à temperatura do ambiente

Não há propriamente uma temperatura ideal para fazer o bebê dormir, mas é bom ter atenção aos desconfortos que ele apresenta por conta do calor ou frio. Em geral, a temperatura entre 18 e 20 graus é suficientemente agradável para um sono tranquilo. 

Verifique a quantidade de sono recomendada por idade

Você já deve ter se perguntado: quando o bebê começa a dormir a noite inteira? A necessidade de horas de sono vai mudando conforme a idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, até os três meses de idade, o bebê precisa de 16 a 20 horas de sono (contando o dia e a noite). Dos três meses até um ano de idade essa quantidade vai diminuindo progressivamente de 15 horas (a partir dos três meses) até 13 horas (a partir de um ano de idade). 

Entenda os ciclos de sono de um bebê

Não tenha a expectativa de que seu bebê durma uma noite inteira, sem interrupções, logo de início. Até os três meses, o sono é polifásico: uma a quatro horas dormindo, intercaladas por uma ou duas horas acordado, independente de ser dia ou noite. A partir dos três meses, os ciclos de sono tendem a aumentar, podendo passar para seis ou nove horas. Mas, lembre-se, isto é apenas um parâmetro e cada bebê tem suas especificidades no processo de adaptação.

Bom, mas por que o bebê acorda muitas vezes durante a noite? A tendência dos bebês acordarem com frequência é explicada, em parte, por necessidades evolutivas. O sono de “ondas lentas”, mais profundo, representa um perigo maior quando falamos da síndrome da morte súbita infantil (SMSI), quando bebê para de respirar subitamente durante o sono. A composição do leite materno também é um fator relevante. Um leite rico em gordura, por exemplo, saciaria o bebê durante um período maior e dispensaria a alimentação constante. O leite humano, porém, é rico em glicose, que é absorvida rapidamente pelo organismo.

Tudo isso faz parte das “estratégias de sobrevivência” evolutivas do bebê humano, que precisa de mais cuidados ao nascer do que qualquer outra espécie. Por isso, relaxe, um bebê que dorme a noite inteira poderia ser bem menos cansativo, mas não seria nem mesmo saudável!  

Utilize ruído branco para ajudar a acalmar o bebê

O ruído branco é um som com diferentes frequências que atuam na mesma intensidade. Um som constante que é capaz de neutralizar outros barulhos do ambiente e acalmar o cérebro. No Youtube e nos aplicativos de música, você encontra facilmente horas de ruído branco para testar na rotina de sono do seu bebê. Alguns especialistas acreditam que o som constante pode atingir a memória auditiva do útero materno. 

Inclua atividades calmantes na rotina

O processo de higiene do sono do bebê pode incluir algumas atividades que ajudam a “entrar no clima” de adormecer, acalmando o corpo e o sistema nervoso. Uma música calma, uma massagem relaxante e um banho quente entram nessa lista. O banho quente, por exemplo, provoca a dilatação dos vasos e uma redução da temperatura no cérebro, o que induz ao sono.

Procure ajuda profissional em caso de problemas graves de sono

A adaptação de um bebê a uma rotina de sono é mesmo desafiadora, mas se os problemas têm sido constantes e têm impactado a saúde da criança, talvez seja o momento de procurar ajuda. O médico pediatra que acompanha a família é o primeiro a ser consultado e ele mesmo pode indicar outros profissionais, especializados em tratamentos do sono, para auxiliar os pais e o bebê com os desafios na rotina noturna.

Mantenha uma rotina de sono consistente

Tudo é novo para um bebê recém-nascido. Seu sistema nervoso ainda está se desenvolvendo, há uma dependência praticamente total dos cuidadores e tudo pode parecer uma ameaça a sua sobrevivência. Por isso, a previsibilidade de uma rotina ajuda a diminuir o estresse natural de ter que aprender tantas coisas ao mesmo tempo. Com sono não é diferente. A consistência da rotina noturna acalma e prepara o bebê para adormecer. 

Lembre-se, porém, que muitos fatores podem estar em jogo para determinar a qualidade do sono. A ansiedade dos pais para que o bebê tenha uma noite inteira de sono pode colocar muita pressão nesse processo. Não seja excessivamente rígida ao seguir manuais, tabelas ou calculadoras do sono infantil. Cada bebê (e cada família) é único e possui seus próprios desafios. Observe a criança e suas necessidades. Às vezes, seguir um cronograma muito rígido e ignorar as instabilidades demonstradas pelo próprio bebê pode causar ainda mais estresse.

O conforto da criança na hora de dormir também é fundamental para garantir o sono tranquilo. Fraldas suscetíveis a vazamentos e que irritam a pele podem provocar agitação durante o sono, causando mais despertares no período da noite. As Fraldas Derma Protek da Pom Pom foram desenvolvidas em parceria com a Fisher Price e possuem um canal superabsorvente, que distribui melhor o xixi e oferece uma absorção 2x mais rápida, garantindo uma pele mais sequinha para o bebê. Elas ainda contam com loção hidratante composta de extratos naturais, que auxilia na prevenção da irritação da pele. A Pom Pom também tem os melhores produtos para a “Hora do Banho” e “Hora da Troca”, auxiliando na higiene, na saúde da pele do bebê e te oferecendo mais tranquilidade e conforto naquele ritual calmante antes de dormir. 

Faça seu login
E acesse ferramentas que irão te ajudar nessa fase tão especial.

Ao clicar em Cadastre-se, você concorda com os Termos de Serviço

Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Esqueceu a senha?
Informe seu endereço de e-mail e nós enviaremos sua nova senha por e-mail.
Um link para redefinir sua senha foi enviado para o seu e-mail
VOLTAR PARA A PÁGINA DE LOGIN

Receba nossas novidades

none
Data de nascimento