Escolher a cadeirinha de carro certa para o seu bebê é uma das decisões mais importantes que você pode tomar como pai ou mãe. A segurança do seu filho depende disso. Existem várias opções no mercado, cada uma com diferentes recursos e preços Mas como escolher a cadeirinha ideal para cada idade? Se você é pai, mãe, familiar ou responsável, confira a seguir tudo o que precisa saber para proteger as crianças durante os trajetos de carro.
Esses dispositivos são projetados para reduzir o risco de morte ou lesão grave em casos de colisão ou freada brusca. Quando utilizados corretamente e bem instalados, podem reduzir em até 71% os riscos de morte em acidentes de trânsito. Resta a dúvida de como escolher a cadeirinha ideal de acordo com a idade, peso e altura. Veja a seguir:
A Resolução 277 do Contran, conhecida como “Lei da Cadeirinha”, está em vigor no Brasil desde 2008 e estabelece regras para o transporte seguro de crianças menores de dez anos de idade em veículos. Apesar de ter sido implementada há uma década, muitos pais, familiares e responsáveis ainda têm dúvidas sobre essa legislação e o uso adequado dos equipamentos de segurança para cada faixa etária. Se você ainda não está por dentro do que diz a Resolução, veja abaixo o que diz essa lei:
“A Resolução 277 do Contran determina que as crianças menores de dez anos devem ser sempre transportadas nos bancos traseiros dos veículos usando individualmente cinto de segurança. Até os sete anos e meio elas devem utilizar o equipamento de retenção adequado (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).”
Suas Sanções são: “Os motoristas que forem flagrados transportando crianças sem respeitar essas condições podem ser multados (a infração é classificada como gravíssima) e ter o veículo apreendido até que a irregularidade seja corrigida.”
Mas também há exceções: “As exigências relativas ao uso dos dispositivos de retenção no transporte de crianças não se aplicam aos veículos de transporte coletivo (como ônibus), transporte escolar, veículos de aluguel, táxis e aos demais veículos com peso bruto total acima de 3,5 toneladas.
Em veículos que só possuem o banco dianteiro ou nos casos nos quais o número de crianças com menos de dez anos a serem transportadas seja maior do que a capacidade de lotação do banco traseiro, será admitido que aquela com maior estatura utilize o banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança ou o dispositivo de retenção adequado à sua idade, peso e altura.”
Alguns fatores podem ser valiosos no momento de escolher a cadeirinha ideal para seu caso e principalmente para a segurança do seu filho, confira a seguir alguns pontos importantes.
A compatibilidade com o carro é um fator indispensável, com travas e espaços ideais entre os bancos. Se o veículo for muito compacto, por exemplo, uma cadeirinha grande pode não caber e o banco da frente pode precisar ser deixado vago. Analise e estude o carro e o modelo de cadeirinha que deseja para que não ocorra imprevistos.
O tamanho e o peso do bebê também devem influenciar na escolha da cadeirinha ideal, pois apesar de ser um acessório indispensável de proteção, deve ser extremamente confortável. Busque sempre por tamanhos equivalentes ao seu bebê e ao espaço disponível no carro.
A qualidade é um dos pontos principais quando falamos em cadeirinhas, pois, nesse caso, qualidade é sinônimo de segurança. Busque cadeirinhas com travas, cintos e que seja feita a partir de um material resistente.
Escolher uma cadeirinha de carro para a sua criança pode ser uma tarefa desafiadora, mas é extremamente importante para a segurança do seu filho. Existem alguns critérios de segurança que você deve levar em consideração ao escolher a cadeirinha de carro certa:
Segurança é um fator indispensável quando falamos dos nossos bebês, por isso que a Pom Pom pensa em cada detalhe ao desenvolver sua linha de produtos. A fralda descartável, por exemplo, é feita com a tecnologia Derma Protek, que além de não vazar, possui extratos naturais que hidrata a pele do bebê desde o primeiro uso. Já a linha de banho conta com shampoo, condicionador e sabonetes que são dermatologicamente testados e possuem o ph neutro, tudo isso para garantir que o seu filho tenha a melhor experiência e cuidado.