Provavelmente você conhece uma mãe cansada por ter que lidar com as tarefas da casa, dos filhos e vida profissional, caso não conheça, é muito provável que essa mãe seja você. Essa sobrecarga pode acontecer por diversos motivos: maternidade solo, pai que não se sente responsável pelas atividades, etc. Mas chega um hora em que é preciso dividir as responsabilidades com o bebê para conseguir ao menos tomar um banho sem interrupção.
No entanto, dividir esse tempo igualmente é importante não só para o bem-estar das mães, mas também de toda a família. Tarefas como a limpeza da casa, levar o filho à escola, almoço e jantar, fazem parte desses cuidados diários.Por isso, é importante que sejam divididas de forma correta entre os adultos, não exercendo um peso muito grande na qualidade de vida de todos.
Segundo a pesquisa “Mulher e Trabalho: avanços e continuidades”, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, mulheres gastam em média 25,9 horas da semana em cuidados com os filhos e com a casa, já em relação aos homens os números caem quase pela metade, somando 15,5 horas.
O trabalho em equipe em relação às tarefas domésticas é importante para a família. A divisão de forma justa e igualitária beneficia ambos os pais. Atuar em conjunto fortalece os laços no relacionamento e proporciona um ambiente agradável para o bebê também.
Para conseguir chegar em um consenso e tomar uma decisão, é importante considerar a rotina de cada membro da família, além das características e preferências de cada um. Definir as tarefas e prioridades será muito importante para se obter uma vida equilibrada e com espaço para o autocuidado e manutenção do relacionamento.
Além disso, faz com que o bebê crie um laço afetivo com ambos os pais, fazendo com que o vínculo com os dois cresça cada vez mais e sejam fortalecidos.
Além de todos os benefícios já citados acima, a divisão de tarefas pode evitar alguns desentendimentos dentro do relacionamento, que surgem devido a sobrecarga de apenas um parceiro. Essa organização das atividades em família ajuda a evitar problemas futuros, como afastamento do casal, discussão diárias, etc. Veja a seguir como a distribuição igualitária pode beneficiar o casal:
Dividir as responsabilidades com o parceiro é muito importante em todos os estágios da vida do bebê, mas nos primeiros dois anos e meio de vida é ainda mais importante. Este é o momento em que a criança mais demanda cuidado e atenção, pois é necessário acompanhamento em todas as atividades.
Dividir as tarefas de forma justa facilita que a demanda não seja direcionada a só um dos pais, melhorando a relação e até qualidade de vida do casal, visto que nenhum dos dois se sentirá sobrecarregado. Além disso, a participação ativa e presente dos pais no desenvolvimento irá estreitar os laços com o bebê, fazendo com que ele perceba nesse período ainda mais a proximidade.
Outro ponto positivo que a divisão de tarefas proporciona é o alívio do estresse em relação à mãe, que passou por uma série de mudanças desde a gravidez até o nascimento do bebê. Desta forma, ao dividir as tarefas ela poderá descansar e focar em outras atividades.
O fortalecimento da relação entre os pais é importante para que também haja uma harmonia dentro de casa. Por mais novos que os bebês sejam, eles conseguem sentir as emoções ao seu redor, o que pode afetá-los dependendo da situação. Por isso, a divisão de tarefas é um meio de estreitar os laços familiares, pois é uma forma de aproximação.
Além disso, com esse método, sobra tempo para o casal investir na relação, realizando passeios ou apenas passando mais tempo sozinhos, sem a correria de precisar realizar alguma atividade.
Para estimular a criatividade dos pequenos é importante inserir na rotina familiar algumas tarefas que vão ajudar eles a se desenvolverem. De início, essas atividades podem parecer besteira, mas que nessa etapa da vida são extremamente importantes, conversar, levar a passeios depois que permitido a socialização, brincar e apresentar cores e formas vão ajudar os pais nessa missão.
A flexibilidade da rotina é outro fator importante, mas os benefícios serão para os pais que não se estressarão tanto com os horários e tarefas a realizar. A flexibilidade é importante também quando um dos dois tem compromisso, o outro pode realizar as tarefas que de início não era da responsabilidade deles.
De início pode ser um pouco estressante essa nova organização na família, pois tem muitos pontos para serem ajustados que exigem atenção e dedicação. No entanto, com o tempo e paciência, logo a rotina se encaixa e ficará mais fácil de lidar com ela.
Para facilitar ainda mais o dia a dia, a Pom Pom tem diversos produtos que vão ajudar na rotina do bebezinho e ainda auxiliar os pais nesse mundo de descobertas e adaptação. Desde fraldas com tecnologia exclusiva para manter o bebê sequinho e proporcionar uma noite de sono tranquila, até os itens de higiene pessoal para deixá-los sempre limpinhos e cheirosos.
A cooperação é uma das melhores maneiras de estreitar os laços entre os pais e o bebê, pois fortalece o vínculo familiar e consequentemente cria um ambiente saudável e seguro para o crescimento dos pequenos. Também é um meio para estreitar o relacionamento dos pais que estarão mais unidos em prol do bem estar familiar e buscando a melhor forma de que a chegada de um bebê não se torne um motivo para sobrecarga de nenhum dos dois.