Noites sem dormir e crianças chorando desesperadas estão entre as coisas que devem ser evitadas. Mas, quando os dentinhos dos bebês começam a crescer, isso pode ser realidade em pouco tempo: o bebê fica extremamente incomodado porque está com dor e, consequentemente, chama a atenção para essa situação em voz alta – mesmo à noite. Existem medidas naturais que ajudam a tornar a dentição mais suportável e deixar os pequenos mais relaxados e as noites mais tranquilas. Respondendo a pergunta mágica que todos os pais fazem nessa fase: como aliviar a dor de nascimento dos dentes do bebê?.
Quando os dentinhos dos bebês nascem, geralmente é um momento estressante para pais e filhos. Dor, pressão e coceira na mandíbula atormentam os pequenos e os deixam inquietos e chorões. Mas existem algumas maneiras de facilitar essa fase desconfortável para o seu filho. Confira este artigo para entender o que você pode fazer para ajudar o seu bebê nesta fase.
Já faz algum tempo que seu bebê está babando e muitas vezes coloca as mãos na boca? Ele resmunga e mastiga todas as coisas que encontra? Tudo o que ela consegue pegar, ela põe na boca como na fase oral? É inquieto, chora com frequência, acorda com dores à noite e é acompanhado por desequilíbrio e perda de apetite? Todos esses são sintomas que sugerem a dentição.
A época em que nascem os primeiros dentinhos é muito dolorosa para a maioria dos bebês e muito estressante para os pais. Os dentes atingem a mandíbula, causando inchaço e dor. A erupção dos molares, em particular, pode ser mais incômoda do que a erupção dos demais dentes, por serem os maiores. A intensidade da dor durante a dentição varia de criança para criança: seu filho pode reagir com muita sensibilidade, mas também pode sentir apenas um leve desconforto. Portanto, durante esse período, você deve ser particularmente amoroso com seu bebê e confortá-lo com dicas que daremos.
Cada bebê é diferente quando se trata da cronologia da erupção dentária, mas é comum que o primeiro dente surja por volta dos 6 meses. Mesmo assim, ele pode aparecer a partir dos 3 meses até 1 ano de idade.
Os dentes da frente são os primeiros a irromper. Por serem os incisivos, eles irrompem bem facilmente. Por volta de 1 ano, começam a nascer os molares e, por causa do seu tamanho, são os mais doloridos. Em seguida, surgem os caninos. E por fim, os últimos molares posteriores irrompem por volta dos 2 anos. A dentição termina, normalmente, aos 3 anos.
Como aliviar a dor de nascimento dos dentes do bebê? Gerações de pais se fizeram essa pergunta. As seguintes dicas caseiras podem aliviar a dor da dentição. No entanto, o efeito desses “truques caseiros” é limitado. Se a dor persistir, leve seu bebê ao pediatra responsável.
Os anéis de mastigação e de dentição ou – dependendo da idade – também palitos de vegetais são úteis durante essa fase. A mastigação massageia as gengivas e estimula a erupção dos primeiros dentes.
Uma massagem na gengiva também é útil para a dor de dente do seu bebê. Para fazer isso, lave bem as mãos, sente-se confortavelmente com o seu bebê e massageie suavemente com movimentos circulares.
Indicado, principalmente, na fase em que os bebês estão com os dentinhos a ponto de erupcionar, proporcionando uma sensação calmante. É uma fase perceptiva, pois a gengiva fica inchada, o que ocasiona algumas características de incômodo que citamos anteriormente. Como para aliviar é indicado algo gelado na região, nada melhor do que o leite materno.
Não existe bem uma forma de preparo, mas sim o cuidado para não contaminar o leite para o bebê se deliciar e ajudar a aliviar a dor:
Essa massagem combina diversas técnicas com o intuito de atingir o relaxamento no bebê. Além de pressionar pontos estratégicos, o contato pele a pele dos pais com o filho neste momento que pede paciência e dedicação são essenciais. Além de reduzir o estresse de ambos, fortalece o laço afetivo e cumpre o objetivo que é aliviar a dor e o incômodo.
Indicada após o banho do bebê, quando ele já está relaxado e limpinho, proporciona efeito calmante, ajudando a reduzir o estresse e a irritação devido a dentição. A massagem de reflexologia é realizada nos pés e envolve três passos. Ela pode ser feita após o banho, que é quando o bebê está quente, confortável, limpo e mais relaxado. A massagem, além de ter efeitos calmantes e relaxantes, ajuda a diminuir a irritação do bebê por causa dos dentes.
Viu? É bem simples e só precisa de dedicação e conexão com o bebê. Lembre-se de fazer um pé de cada vez.
Sabemos que a dentição é uma fase complicada e estressante que o bebê vai demandar mais do que o normal, e os pais vão precisar de uma pitada a mais de paciência. É estressante, mas passa! E passa rápido.
Trata-se de um momento que você precisa de total dedicação para saber como aliviar a dor de nascimento dos dentinhos e não se preocupar com itens simples, como as fraldas descartáveis, pois é comum alguns bebês terem diarreia nesse período.
A Pom Pom tem a linha completa da “hora da troca”, que são as fraldas Derma Protek, com com canal superabsorvente que garante a pele 2x mais sequinha e loção hidratante com extratos naturais que auxiliam na prevenção da irritação da pele delicada do bebê. Além das toalhas umedecidas, que são suaves e não contêm álcool etílico.
Confira nossos produtos e fique tranquilo para focar em todas as fases dos bebês.