Por enquanto, pouca coisa mudou no seu corpo, pelo menos por fora. Por dentro, já começou uma verdadeira revolução. Os hormônios progesterona e estrógeno já aumentaram em quantidade e, com eles, alguns desconfortos podem aparecer, como os enjoos e o cansaço contínuo e fora de hora.
Os sintomas são parecidos com os de uma forte TPM: seios doloridos e inchados, fadiga e a temida náusea. Veja algumas dicas para driblar esse enjoo chato (algumas mães chegam a perder peso no primeiro trimestre de gravidez por causa dele): pequenas refeições leves a cada três horas; cristais de gengibre; muita água para evitar a desidratação. Medicação para enjoo? Consulte antes seu médico, alguns inclusive são contra-indicados para grávidas.
O sono e o cansaço também são fortes nessa fase. É comum no primeiro trimestre a sensação de fadiga. Outro efeito colateral da gravidez começa nessa fase: a vontade de fazer xixi toda hora.
Não se assuste com pequenas cólicas ou um leve sangramento. O embrião pode estar se posicionando no útero. Mas são leves. Se passarem disso, procure seu médico para se certificar de que é só um susto.
Confira também: Calculadora de gravidez