Pom Pom
pompom

5 Benefícios da amamentação para a mãe

5 Benefícios da amamentação para a mãe

Alimentar o bebê recém-nascido é um dos momentos mais esperados pela mamãe. Na amamentação se cria uma conexão, garantindo o desenvolvimento essencial para a saúde do bebê. Mas a mamãe também tem inúmeros benefícios em virtude da amamentação que iremos mostrar abaixo.

Confira neste artigo 5 benefícios da amamentação para a mãe.

O que é a amamentação?

Mesmo não sendo uma tarefa fácil para as mamães de primeira viagem, um dos momentos mais importantes e mais comentados na gestação é sobre amamentar o bebê. De forma objetiva, a amamentação é o ato de alimentar o bebê com leite materno diretamente no seio da mãe. 

O ato de amamentar é muito importante e, além de nutrir, auxilia em diversas questões de saúde da mamãe e do bebê, além de fortalecer o vínculo afetivo, cognitivo e emocional  entre eles.

Quais são os principais benefícios da amamentação para a mãe?

São comprovados cientificamente os  diversos benefícios adquiridos com a amamentação. Uma curiosidade interessante é que no momento da amamentação a mãe libera um hormônio chamado ocitocina que ajuda a mãe a relaxar e se acalmar.

Esse hormônio também é conhecido como o hormônio do amor. Um estudo analisou que as mães que possuem níveis elevados desse hormônio em seu organismo tendem a apresentar menos sintomas de ansiedade e depressão, mesmo o sono sendo meio afetado nos primeiros dias, a ocitocina também colabora nessa parte.

Diminui o sangramento no pós-parto

O sangramento pós-parto é algo comum, afinal, todo o organismo da mulher passou por mudanças, principalmente, a região do útero. 

Quando a mulher começa a amamentar gera picos de alguns hormônios, um deles é a prolactina, que em alguns casos pode diminuir a ovulação e com isso inibir ou atrasar a menstruação.

É possível que em alguns casos isso não ocorra, pois essas alterações variam de mulher para mulher.

Acelera a perda de peso

Muitas mães se preocupam com o peso pós-parto, pois o corpo muda bastante durante a gestação. A boa notícia é que a mãe que amamenta pode ter vantagens no processo de perda de peso.

A amamentação ajuda a perder, em média, 800 calorias por dia. Isso porque a produção de leite faz com que o organismo da mulher gaste muita energia nesse período, e aliado a uma alimentação saudável e uma boa hidratação diária, o corpo terá uma resposta mais favorável na perda de peso e isso também irá influenciar nos benefícios para o bebê.

Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio

Os níveis de estrogênio não aumentam durante a amamentação no organismo da mulher, ainda que não tenha sido comprovado que esse hormônio seja o causador direto para o aparecimento desses tipos de câncer, o estrogênio pode colaborar com o crescimento do câncer de mama, quando o tumor já existe no corpo da mulher.

Por isso, é sempre bom realizar um acompanhamento médico, para checar os níveis hormonais presentes em seu organismo.

Evita a osteoporose

No período de lactação, as mulheres produzem em média seiscentos a mil ml de leite por dia, toda essa perda de cálcio diário deveria impactar em um aumento significativo na possibilidade de um caso de osteoporose.

Mas um estudo realizado nos EUA mostra que a massa óssea obteve uma grande consistência mineral entre mulheres que amamentaram durante um longo período.

Por isso, mesmo após algum tempo que a mãe tenha parado de amamentar, ela ainda será beneficiada, entendemos que amamentar evita a osteoporose, e continua trazendo benefícios para as mães.

Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto

Segundo pesquisadores, quanto maior for a duração da amamentação, menor é o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, acredita-se nessa redução, pois ao amamentar, as mulheres reduzem o depósito de gordura no corpo.

Esses efeitos podem ser explicados também por conta da aceleração do metabolismo causada após o parto, e algumas mulheres aproveitam para aderir a um comportamento mais saudável que favorece todo esse equilíbrio.

Quais são os benefícios da amamentação para o bebê?

Inúmeros são os benefícios do aleitamento materno, muitos especialistas e até mesmo o Ministério da Saúde informa que o leite materno pode reduzir em até 13% as mortes evitáveis e diminuir os risco de desenvolver algumas doenças em crianças menores de 5 anos.

A Unicef e a OMS estimulam a amamentação logo nos primeiros momentos de vida do bebê e foi pensando nisso, que em 1991 – 92, elas criaram o Selo Hospital Amigo da Criança e, desde então, vem crescendo o número de hospitais credenciados nos últimos anos.

Existe o passo a passo para realizar o credenciamento dentro dos hospitais, com o objetivo de motivar os funcionários dos estabelecimentos hospitalares a terem condutas e rotinas que diminuam o alto índice de desmame precoce, essa é apenas uma das condutas que essa iniciativa possui.

E sabemos que conforme recomendado, manter a amamentação até o sexto mês do bebê só trará benefícios.

Maior contato com a mãe

Amamentar é um momento muito especial e cheio de descobertas, o cheiro da mãe, por exemplo, faz com que o bebê se sinta mais seguro e o batimento cardíaco desperta a sua curiosidade.

Quanto antes se iniciar a amamentação, mais rápido será para a produção de leite começar.

Por isso, é super importante o primeiro contato e reconhecimento entre mãe e bebê ainda na sala de parto, é o começo de uma conexão e carinho entre ambos fora do útero.

E também ajudará para que os hormônios necessários sejam produzidos pelo organismo da mãe e traga muitos benefícios para os bebês e suas mamães.

Melhora a digestão e minimiza as cólicas

As proteínas que estão presentes no leite materno, mais conhecidas como globulinas, possuem uma facilidade maior de serem digeridas pelo organismo do bebê, e assim acaba evitando as cólicas e gases causadas pela fermentação dos demais tipos de leite.

Geralmente, os leites industrializados, possuem proteínas de difícil digestão, que acabam gerando esses tipos de reações, por esse motivo a amamentação é ideal.

Desenvolve a inteligência quanto maior o tempo de amamentação

A partir dos seis meses já é recomendado que as mamães comecem com a  introdução de alimentos sólidos e líquidos além do leite materno, porém algumas mães ainda optam por continuar amamentando seus bebês mesmo após esse período, e isso é ótimo. 

O nosso desenvolvimento cerebral acontece entre o terceiro trimestre de gestação e os dois anos de idade, o leite materno contém alguns lipídios que oferecem benefícios para a formação do sistema nervoso, e também, é rico em DHA que é um ácido graxo do tipo ômega 3, que ajuda na formação dos neurônios e na memória.  Isso significa que continuar com a amamentação após o período recomendado só irá trazer benefícios ao bebê.

Reduz o risco de doenças alérgicas

O leite materno evita o contato com o leite animal e vegetal, que possuem um alto potencial alergênico, como por exemplo, manchas vermelhas na pele, vômitos e  diarreia. Esses são apenas alguns sintomas da alergia à proteína do leite de vaca, ambos possuem substâncias que não são bem ingeridas e causam um processo inflamatório no organismo. 

Diminui as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma

As chances de desenvolver doenças desse tipo, ocorre devido o leite materno ajudar a fortalecer o sistema imunológico por ser composto por diversas substâncias necessárias para um bom funcionamento do organismo do bebê. As vitaminas B12 e o ácido fólico, são super importantes para a produção de células vermelhas que diminui o risco de anemias, criando assim anticorpos necessários para os primeiros meses da vida do pequeno.

Desta forma, diminui as chances do aparecimento dessas doenças, uma vez que o bebê está recebendo os nutrientes necessários fornecidos pela mãe na amamentação.

Estimula e fortalece a arcada dentária

A amamentação é de suma importância para o fortalecimento e desenvolvimento da arcada dentária do bebê, contribuindo para que os primeiros dentes se ajustem de forma adequada.

O simples ato da sucção no momento da amamentação, já beneficia muito o bebê pois ele se esforça bastante e, com isso, faz com que ele estimule alguns músculos importantes da face que ajudam bastante nesse fortalecimento, e tonificação das bochechas e lábios.

Previne contra doenças contagiosas

O primeiro leite a ser ingerido pelo bebê, mais conhecido como o colostro, que é produzido assim que a mulher começa a amamentar (e às vezes até antes do nascimento do bebê), possui inúmeras bactérias saudáveis e é rico em proteínas, também possui menos gorduras em comparação com o leite maduro, que é o leite produzido após duas semanas do parto.

Essas bactérias saudáveis irão ajudar na saúde intestinal do bebê, evitando algumas doenças contagiosas muito comuns, pois um organismo saudável consegue combater esses vírus

Conclusão

Fraldas Pom pom derma protek

O leite materno é o alimento mais completo para o recém-nascido. Demonstramos neste artigo que ele traz inúmeros benefícios para a mãe e para o bebê, como evitar inúmeras doenças e problemas futuros para ambos, além de criar uma conexão afetiva.

Além disso, a amamentação reduz bastante os gastos dos pais que não precisam ficar gastando com fórmulas e outros tipos de leite, e com isso, eles podem direcionar as finanças para outros cuidados com o bebê, e sabemos que todos os pais querem oferecer o que há de melhor para o bem-estar e uma boa qualidade de vida para os seus filhos. 

Por isso, a Pom Pom quer fazer parte desses cuidados com o seu bebê, desde os seus primeiros momentos de vida até suas novas descobertas que serão inúmeras.

Já vimos alguns benefícios que a amamentação pode trazer, agora queremos mostrar como você pode conhecer e se encantar com os nossos produtos, que irá trazer muitos momentos de tranquilidade e diversão para você e o seu bebê, que não terão que se preocupar com assaduras ou vazamentos.

Temos diversas opções que são ideais para o seu bebê, contamos com as fraldas Pom Pom Derma Protek, que são desenvolvidas com uma nova tecnologia exclusiva que proporciona proteção, cuidado com a da pele do seu bebê e, ainda possui um canal superabsorvente que garante 2x uma pele sequinha. A fralda Pom Pom também contém extratos naturais que ajudam na prevenção da irritação na pele do seu bebê.  

Para auxiliar em um momento de troca perfeita, além das fraldas, temos também as toalhas umedecidas, creme de prevenção à assaduras e talco, para te auxiliar em todas as fases do seu bebê.

Acesse o site e conheça o portfólio de produtos completo e todas as vantagens que só a Pom Pom oferece.

Faça seu login
E acesse ferramentas que irão te ajudar nessa fase tão especial.

Ao clicar em Cadastre-se, você concorda com os Termos de Serviço

Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Esqueceu a senha?
Informe seu endereço de e-mail e nós enviaremos sua nova senha por e-mail.
Um link para redefinir sua senha foi enviado para o seu e-mail
VOLTAR PARA A PÁGINA DE LOGIN

Receba nossas novidades

none
Data de nascimento