Pom Pom
pompom

Bebê pode assistir no celular?

Smartphones, televisores e tablets costumam ser úteis. Eles fazem parte da nossa vida, mas quando as crianças podem usar essas mídias é uma grande questão. Esse assunto também envolve a saúde dos pequenos e seu desenvolvimento. É um tema super atual e importante, afinal, você sabe se bebê pode assistir no celular? E se, de fato, os telemóveis ou televisões são prejudiciais?

Os smartphones facilitam nossa vida: eles nos lembram de compromissos e nos divertem. São nossos noticiários e o contato com o mundo exterior. Portanto, não é de se admirar que todos olhemos muito para nossos telefones, o que pode refletir também nos bebês.

No entanto, a mídia digital não é recomendada para bebês e crianças pequenas. “Livre de telas até três” é um bom lema. Mesmo que nem sempre seja fácil acompanhar no dia a dia, principalmente se houver irmãos mais velhos.

Mas, afinal, por que telefones celulares, televisores e similares não são bons para bebês? Vamos descobrir agora!

Pode deixar bebê assistir no celular?

Mesmo que seja tentador pelo fato da criança ficar quietinha, é importante reforçar: celulares, tablets e televisões não são babás.

Crianças menores de três anos não devem assistir no celular, TV ou brincar com aparelhos digitais. O que pode funcionar bem é olhar juntos para um livro com imagens ou fotos de família.

Crianças entre três e seis anos não devem ficar na tela por mais de 30 minutos por dia. E entre seis e dez anos, recomenda-se no máximo 45 a 60 minutos. Portanto, se essa é uma realidade distante da sua família, é hora de repensar.

Por que celular e TV são perigosos para o bebê?

“Bebê pode assistir no celular?”, essa é uma pergunta recorrente. Então vamos lá: mesmo quando reagem à televisão e aos telefones celulares, eles não entendem o que estão vendo. O seu cérebro ainda não é capaz de processar as imagens. Ele também não consegue entender as conexões. Isso pode causar estresse e ansiedade.

Bebês e crianças pequenas não precisam de mídia digital para seu desenvolvimento. Pelo contrário: eles precisam da experiência de ser capazes de fazer a diferença sozinhos. Para isso, precisam de proximidade e de pessoas que olhem para eles, conversem e brinquem. Isso promove seu desenvolvimento, concentração e imaginação. Os bebês também precisam de espaço para se mover para que possam experimentar. E não precisam de smartphones, televisores ou tablets para isso. Nesse caso só precisam de uma fralda confortável e que dê liberdade como a Pom Pom Derma Protek.

Além disso, os bebês ainda não conseguem separar os mundos digital e real, isso não é tão fácil. E o que na verdade é uma boa intenção pode sair pela culatra. Ligações virtuais com entes queridos, por exemplo, pode fazer com que as crianças não consigam mais distinguir o mundo real da tela de um smartphone. Portanto, é lógico que crianças pequenas transfiram o que veem no smartphone ou tablet para o mundo real. Isso pode levar a problemas de percepção.

Quando recorrer às telas?

Você deve tratar o uso de smartphones e tablets como faria com o tempo em frente à televisão: é melhor manter seu filho completamente longe dele até que esteja em idade escolar primária. Somente nessa fase estará pronto para captar o ambiente real com todos os seus sentidos: tocar, sentir, provar, ver, cheirar. Antes disso, ele pode então distinguir entre a realidade e o mundo digital.

De acordo com os educadores de mídia, no entanto, não há problema se seu filho ver um vídeo ou uma foto de si na tela do celular de vez em quando. Mas isso deve ser apenas por um curto momento e não deve acontecer todos os dias ou ser repetido várias vezes.

Existem outras maneiras de entreter seu filho enquanto executa as tarefas do dia a dia. Enquanto cozinha, por exemplo, você pode conversar dizendo o que está fazendo. Crianças pequenas podem até “ajudar” de forma lúdica. Eles costumam gostar disso, pois sentem que estão participando.

Diretrizes da OMS em relação ao uso de celulares

A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou novas diretrizes para orientar pais e cuidadores de bebês e crianças menores de 5 anos quanto ao uso de aparelhos digitais.

Dentro dessas diretrizes, consta que:

Até 1 ano: Não devem ser expostas a telas;

Entre 1-2 anos: As telas ainda não são recomendadas;

De 2 a 4 anos

Após os três anos a criança já pode ter contato com telas, mas não devem exceder 1 hora de uso.

05 anos +

De acordo com a OMS, essa recomendação é para crianças de 2 a 5 anos: é necessário limitar o tempo de telas ao máximo de 1 hora/dia, sempre com supervisão de pais ou responsáveis.

A recomendação geral, não só acima dos 5, mas para as crianças de todas as idades é: restringir as telas durante as refeições e de 1 a 2 horas antes de dormir, para que não prejudique o sono.

Pom Pom estimulando o desenvolvimento da criança

Sabemos que o que marca a infância são os momentos felizes com os pais, família, amigos e, principalmente, as descobertas. Ter acesso ao celular e à televisão parece interessante e pode também trazer aprendizados depois da idade adequada, mas é importante estimular o desenvolvimento da criança no mundo real.

Ações simples como permitir que os bebês tenham novas percepções e sentidos são essenciais para essa fase de desenvolvimento. Isso pode ser feito no contato com a natureza, sentindo a textura da terra, da areia da praia, da grama e da água em diferentes temperaturas. É poder pegar uma fruta no pé, assoprar um dente de leão. Muitas vezes, pequenas coisas são grandiosas para as crianças e deixará um registro eterno em sua memória afetiva.

Sabemos que para poder viver esses momentos os pais precisam sentir segurança para que as crianças explorem, e os pequenos precisam se sentir livres e confortáveis: exatamente o que as fraldas Pom Pom Derma Protek oferecem

Proporcionando proteção, as fraldas Pom Pom cuida da pele do bebê em parceria com a Fisher-Price™. Tem canal superabsorvente que garante a pele 2x mais sequinha e loção hidratante com extratos naturais que auxiliam na prevenção da irritação da pele.

Saber se o bebê pode assistir no celular é um assunto atual e importante, visando o momento digital em que vivemos e nosso papel é trazer temas relevantes que contribuam com os pais e nosso estímulo será sempre pró-desenvolvimento, na vida real e com a idade adequada, no virtual.

Faça seu login
E acesse ferramentas que irão te ajudar nessa fase tão especial.

Ao clicar em Cadastre-se, você concorda com os Termos de Serviço

Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Esqueceu a senha?
Informe seu endereço de e-mail e nós enviaremos sua nova senha por e-mail.
Um link para redefinir sua senha foi enviado para o seu e-mail
VOLTAR PARA A PÁGINA DE LOGIN

Receba nossas novidades

none
Data de nascimento