Todos os pais de primeira viagem querem saber uma forma de colocar o bebê para dormir de maneira suave, e um banho relaxante no pequeno pode ser uma das melhores alternativas para isso. O banho relaxante para bebê dormir é mais do que isso: também é um momento de criação de vínculo entre o bebê e seus pais, então, é mais do que recomendado, sendo também incentivado.
Afinal, quantos pais já não passaram pela situação de não conseguir acalmar o bebê no horário de colocá-lo para dormir? A situação é bem comum, e o banho relaxante pode acalmar a criança e ser o primeiro passo para uma noite ou tarde tranquila de sono.
A seguir, vamos entender como os pais podem preparar um banho relaxante para bebê dormir da melhor forma possível.
Existem diversas maneiras de dar um banho relaxante para o bebê dormir, assim como diversas atitudes que devem ser evitadas para aumentar a segurança e o conforto. Logo, se a intenção dos pais é proporcionar um momento de descanso e relaxamento, é fundamental seguir algumas dicas para que o banho seja confortável e tranquilo.
Uma boa maneira de começar a relaxar o bebê é fazendo uma massagem na criança, quando ela já tiver pelo menos um mês de idade. Os bebês adoram e vão ficando cada vez mais relaxados, podendo até começar a cair no sono na mesma hora.
Além de acalmar o bebê, já é comprovado que a massagem traz outros benefícios, como redução das cólicas, constipação e gases, dentre outros. Além disso, é um momento muito intenso de criação de vínculo entre o bebê e os pais. Por isso, massageá-lo enquanto estiver na banheira é um combo perfeito.
Os chamados ruídos brancos também podem ajudar bastante a acalmar a criança durante o banho relaxante para bebê dormir. Caso você não saiba, os ruídos brancos são sons que emitem frequências na mesma potência, ou seja, que não tem variação de volume. Um exemplo é o barulho de um ventilador ligado, ou de uma fonte de água.
Com certeza você já sentiu sono ouvindo um barulho assim, não é mesmo? Esses barulhos conseguem criar uma barreira em ruídos externos, como o som de um cachorro latindo na rua. Com o bebê, isso também costuma funcionar. Logo, os pais podem colocar algum ruído branco durante o banho, fazendo com que o bebê relaxe e comece a sentir sono.
Na internet, existem vários vídeos e áudios de ruídos brancos, e os pais podem testá-los para ver qual traz mais benefícios para o bebê.
Não dá para o bebê se acalmar em um ambiente que não traga conforto para ele. Por isso, é fundamental que os pais proporcionem um ambiente no qual o bebê se sinta confortável. As principais dicas são: diminuir a luz do ambiente, evitar barulhos muito altos, e usar produtos e objetos adequados para o banho do bebê.
A temperatura ambiente e da água do banho também tem que ser agradável. Muito frio ou muito quente pode trazer desconforto e até problemas de saúde ao bebê. A criação de uma rotina de banho também contribui bastante para o conforto da criança.
Quando estamos falando de conforto durante o sono do bebê, não dá pra deixar de falar da importância de uma boa fralda, para evitar os vazamentos noturnos, que são muito inconvenientes para os pais e desconfortáveis para o bebê.
Por isso, os pais devem conhecer a Pom Pom Derma Protek que cuida da pele do seu bebê com um canal superabsorvente, que garante uma pele 2x mais sequinha. Além disso, ela contém extratos naturais que ajudam a prevenir e tratar irritações.
Além das fraldas, a Pom Pom também oferece toalhas umedecidas, que ajudam bastante os pais na higienização do bebê. Elas são dermatologicamente testadas, macias e super resistentes, facilitando o momento da troca, principalmente em dias fora de casa.
O banho do bebê pode trazer muitas dúvidas aos pais, sobre o que é recomendado ou não durante a higienização, ainda mais nos casos de pais de primeira viagem, que não têm experiência em banhar os bebês.
Portanto, é importante que se informem, de preferência com o pediatra que acompanha a criança, sobre as melhores práticas de banho, evitando erros que podem comprometer até mesmo a segurança da criança.
A alfazema é uma planta com propriedades que podem ser benéficas à saúde, e também usada espiritualmente por muitas pessoas. Logo, é natural que muitos pais se perguntem se essa prática pode ser aplicada ao bebê.
A resposta é que o banho de alfazema pode ser dado em bebês, mas antes é melhor procurar a recomendação de um pediatra, que vai estudar o caso e checar se a prática pode ser realizada ou não.
Muitos pais podem ficar agoniados com a agitação do bebê, o que os leva a procurar formas de acalmá-lo. A resposta é que não se deve dar remédios calmantes ao bebê, e sim procurar formas naturais para acalmá-lo.
Como vimos, o banho pode ser um grande aliado para acalmar o bebê agitado, seguindo todas as dicas listadas acima.
Brincadeiras, atividades e a amamentação são outras formas de acalmar o bebê.
Acalmar o bebê pode ser difícil para os pais, mas é importante que eles saibam respeitar e entender as necessidades dele, por mais que muitas vezes isso seja cansativo. O banho relaxante é sempre uma ótima forma de tranquilizar o bebê de uma maneira suave.