Pom Pom
pompom

Banho de chuveiro com o bebê

Tomar banho de chuveiro com o bebê é uma maneira poderosa de construir o vínculo entre mãe ou pai e filho.

Esse pequeno ato traz inúmeros benefícios da ligação pele a pele e para obtê-los, recomenda-se passar pelo menos 60 minutos por dia tendo contato direto com a pele entre você e seu bebê. Seja no chuveiro ou fora dele, como no momento da amamentação.

Confira a seguir todas as dúvidas sobre esse tema, além de orientações e benefícios para iniciar essa prática, que vai fazer bem para ambos, com segurança.

Quando dar banho de chuveiro em bebê?

Para alguns bebês o banho é um momento de alegria. Já para outros, esse momento pode ser um festival de choro. Como os bebês querem estar no conforto dos braços da mãe o tempo todo, a hora do banho com os pais por perto pode ser uma experiência agradável.

Tomar banho no chuveiro com o bebê pode ser o momento especial e preferido pelas mães, pois conforta a criança, além de economizar um pouco do seu precioso tempo.

Nesse cenário, as mães podem se perguntar se tomar banho com um bebê é seguro ou não e quando pode iniciar o banho de chuveiro com o pequeno. 

A orientação médica é começar a tomar banho com seu bebê apenas após o cordão umbilical cair e você se sentir confortável e confiante em segurá-lo ou quando o bebê estiver com mais equilíbrio. No entanto, até que o cordão umbilical se cure, você deve continuar com os banhos de esponja. Geralmente, isso acontece nas primeiras duas semanas.

Para iniciar o banho de chuveiro com o bebê, certifique-se de que a água esteja morna, não quente, que não esteja direto no rosto, que o banheiro esteja arrumado e não tenha mofo. No entanto, é aconselhável consultar o pediatra antes de tomar banho com seu bebê.

Quem pode dar banho de chuveiro em bebê?

Como falamos, o banho de chuveiro com o bebê tem diversos benefícios e o principal deles é fortalecer o vínculo entre pai/mãe e filho, principalmente nos primeiros meses de vida. Então, esse contato pele a pele é recomendado para os pais, com esse propósito.

Quais os cuidados com o banho de chuveiro?

Tomar banho de chuveiro com o bebê é uma experiência divertida que permite que você passe um tempo precioso com o contato pele a pele. Contudo, existem alguns cuidados que devem ser tomados para garantir a segurança de ambos, mãe e bebê.  As medidas de segurança são: se possível, piso antiderrapante; água morna; utilizar produtos seguros para bebês; ter uma terceira pessoa para auxiliar na saída do banho.

Vamos falar de cada um desses tópicos de segurança a seguir:

Temperatura da água

Você pode até preferir um banho quente, mas a pele do seu bebê é muito sensível para isso. Use apenas água morna ao tomar banho de chuveiro com seu bebê.

Utilize um apoio

Caso no momento do banho você não contar com a ajuda de um parceiro/a. Lembre-se de manter todos os produtos necessários à mão antes de começar a tomar banho para evitar procurá-los durante a ducha.

O apoio é essencial caso precise de ajuda. A orientação nesse caso é utilizar um assento (caso o bebê já estiver sentando) ou a própria banheira do bebê para mantê-lo estável, caso precise. Essas dicas fornecem um lugar para colocar o bebê quando necessário. Lembrando de sempre utilizar uma mão no bebê para que ele não perca o seu equilíbrio.

Falamos acima sobre o piso antiderrapante, mas caso isso não seja possível há uma solução rápida para resolver: tapete de chuveiro aderente no banheiro. O piso do chuveiro pode ficar escorregadio após o banho, e um tapete ajuda a evitar escorregões acidentais.

Faça sua higiene primeiro

Antes de iniciar o banho de chuveiro com o bebê, tome o seu banho primeiro. Assim, você vai utilizar esse momento apenas para apreciar o contato pele a pele e ajudar o bebê a relaxar durante esse tempo.

Benefícios do banho de chuveiro para o bebê

Apesar da insegurança em relação aos cuidados que devem ser tomados na hora do banho com o seu bebê, esse ato pode ser mágico e tem muitos benefícios, tanto para o bebê, como para a mãe.

Para começar, existe melhor maneira de banhar seu filho com amor e aumentar a ligação do que abraçar pele a pele? Dar banho em seu bebê em uma banheira de água morna também pode aliviar uma crise de choro, mas seu bebê provavelmente se acalmará ao sentir seu corpo contra o dele, junto com a água morna e a mudança de cenário.

Contato pele a pele

Estudos mostram que o contato pele a pele na hora do banho é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Isso porque todos os sentidos que estão envolvidos durante esse período especial incentivam seu cérebro a realmente se concentrar e prestar atenção.

⁣⁠A sensação da água na pele, ver a água escorrer, brincar com bolhas, sentir cheiros suaves e, o mais importante, o toque. Todo esse cenário e a água morna também estimulam o relaxamento, permitindo que os bebês tenham um sono mais duradouro após o banho. 

Confira também: Calculadora de tempo de gestação

Fortalecimento do vínculo

Outra vantagem para tomar banho com seu bebê é a sensação de bem-estar, e isso com certeza faz uma mãe transbordar de amor. Esse momento permite o fortalecimento do vínculo entre ambos. É no colo da mãe que o bebê sente conforto, segurança e amor, e onde a mãe sente que está cumprindo esse papel tão desafiador que é a maternidade.

Algumas mães gostam de amamentar durante o banho, pois a água morna pode ajudar na descida do leite. Isso proporciona que esse momento de troca e de conhecimento se torne ainda mais especial.

Ação relaxante

Uma dica sábia é: se seu filho está chateado, basta adicionar água. Isso geralmente parece consertar as coisas.

Isso é incrivelmente verdadeiro para alguns bebês. O banho parece até um ato terapêutico. Mesmo nas noites mais agitadas durante um pico de choro, um banho com a mãe pode resolver tudo.

Tomar banho de chuveiro com o bebê ajuda a acalmá-lo. Isso porque o banho é quente e relaxante e o pequeno é capaz de se relacionar muito melhor com a mãe nesse momento do contato pele a pele, se sentindo seguro e acolhido.

Dicas para tomar banho de chuveiro com o bebê

Conheça algumas dicas para o banho de chuveiro com seu filho, para torná-lo uma experiência mais segura:

  • 1. Se você levar seu bebê para o banho bem preparado, poderá torná-lo mais seguro e mais divertido;
  • 2. Primeiro, certifique-se de ter um tapete aderente firmemente colocado no chão do chuveiro. Isso ajuda a evitar escorregões e quedas e dá a você uma base segura enquanto você toma banho com seu bebê;
  • 3. Para lidar ainda mais com situações potencialmente escorregadias, alguns pais preferem usar luvas de banho em vez das mãos nuas ao segurar o bebê no chuveiro. Estas luvas permitem um contato mais seguro;
  • 4. Um sling de água também pode fornecer uma maneira mais segura de segurar seu bebê no chuveiro, especialmente se você estiver apenas lavando-o com água morna – o que geralmente é bom para um bebê que ainda não está comendo sólidos ou engatinhando, ficando sujo. Se optar por esta opção, é melhor não tirar o bebê do sling enquanto estiver no chuveiro;
  • 5. Certifique-se de ter uma maneira fácil de dispensar qualquer produto de banho enquanto estiver lá, tendo em mente que você provavelmente não poderá pegar o frasco de xampu em uma mão e espremer o produto na outra. Garrafas com bomba ou dispensadores de mãos livres são boas opções;
  • 6. Seu xampu ou sabonete líquido habitual podem não ser boas opções para a pele sensível do seu filho, que pode ressecar facilmente. Considere usar xampus e produtos específicos para bebês. Para isso, conte com a linha de shampoo, condicionador e sabonete da Pom Pom que limpa de forma suave e delicada.
  • 7. Use água morna, não tão quente que você vaporize o banheiro rapidamente, e evite que as gotas de água atinjam o rosto do bebê.
  • 8. Se você tem um parceiro em casa, peça-lhe para ajudar. Isso pode ser especialmente útil com um recém-nascido. Peça ao seu parceiro para lhe entregar o bebê ou pegá-lo de você (toalha pronta) quando terminar.
  • 9. Outra opção? Um banho de família. Isso permite que você e seu parceiro (cuidadosamente) passem seu recém-nascido entre vocês enquanto se revezam na higiene.
Imagem ilustrativa de fralda Pom Pom Derma protek com texto: "Seu uso contínuo auxilia na hidratação da pele do bebê."

Fortaleça o vínculo com seu bebê

Tomar banho de chuveiro com o bebê, se feito com segurança, pode ser uma experiência divertida para ambos. Apenas certifique-se de tomar as devidas precauções e manter as expectativas, que tudo ficará bem.

O banho de chuveiro com o bebê desbloqueia todos os benefícios da ligação pele a pele promovendo uma conexão muito mais profunda entre vocês dois.

Faça seu login
E acesse ferramentas que irão te ajudar nessa fase tão especial.

Ao clicar em Cadastre-se, você concorda com os Termos de Serviço

Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Esqueceu a senha?
Informe seu endereço de e-mail e nós enviaremos sua nova senha por e-mail.
Um link para redefinir sua senha foi enviado para o seu e-mail
VOLTAR PARA A PÁGINA DE LOGIN

Receba nossas novidades

none
Data de nascimento