Pom Pom
pompom

A pele do meu bebê está ressecada, o que fazer?

Cuidar de uma criança exige muita atenção e cuidado em cada etapa de seu crescimento. É necessário uma intensa pesquisa para entender o que pode ou não fazer, e caso acabe se encontrando em uma situação como tosses ou doenças, o cuidado deve ser ainda dobrado e auxiliado por um médico especialista. Uma dessas situações, que pode até mesmo ser recorrente com alguns pequenos, é quando a pele do bebê está ressecada, mas o que fazer neste caso?

Se já incomoda durante a fase adulta, imagine para um pequeno que não consegue comunicar seu incômodo? Clima seco e genética ajudam a piorar o estado da pele do bebê, que é ainda mais sensível do que se pensa.

Porém, o caso da pele ressecada pode não ser apenas algo temporário e sim envolver algum problema maior, como eczema, também conhecida como dermatite atópica. Entender os motivos pelo qual a pele do seu bebê permanece ressecada ajuda, e muito, no tratamento, além de auxiliar os cuidados e prevenção

O que pode causar ressecamento na pele do bebê?

Inúmeros fatores podem causar ressecamento na pele do bebê, que como dito anteriormente, é muito mais sensível do que a de um adulto e pode ter impactos ainda maiores. Analisar os elementos de risco e como evitar que eles afetem seu filho podem ser uma primeira opção ao  notar qualquer alteração.

Deste modo, aqui vai uma lista dos principais motivos que causam ressecamento na pele do bebê. Confira:

Dar mais de um banho por dia

O banho é um processo importante, pois permite uma melhor higienização de áreas como o umbigo, as axilas ou até mesmo o bumbum. Além de proporcionar um momento de relaxamento, diversão e contatos com os pais.

Porém, o excesso de banho pode levar ao ressecamento da pele, pois influencia na produção do óleo natural responsável por manter a pele hidratada. Por isso, preferia dar apenas um banho dia, principalmente no inverno, e opte por usar produtos que contribuam para a hidratação do seu bebê, como os sabonetes em barra Pom Pom. Eles estão disponíveis em três opções: óleo de amêndoas, glicerinado e loção hidratante. 

Temperatura da água durante o banho

Outro fator que pode piorar a qualidade da pele do seu bebê é a temperatura da água durante o banho, que se muito quente, pode acabar causando ressecamento, além de incomodá-lo. Por isso, verifique se a água está adequada para o pequeno, o ideal é que ela esteja em uma temperatura entre 35° e 38°.

Manter o ar da sua casa seco

O ar também tem a capacidade de deixar a pele do seu bebê ressecada. Isso se dá porque quanto mais seco o ar estiver, mais as camadas de fora da pele perdem água, resultando em seu ressecamento.

Isso acontece em épocas mais secas, como o inverno, e em combinação com um dia quente podem tornar as coisas muito mais difíceis para o seu bebê. Para contornar esse problema, você pode contar com o auxílio de um umidificador de ar e passar cremes na pele do seu bebê.

Evitar de dar líquido para o bebê

Como dito anteriormente, a pele do bebê perde água muito rapidamente, mesmo em condições normais. E tanto quanto os adultos precisam beber bastante água para as funções corpóreas funcionarem sem problemas, o mesmo se dá com seu bebê.

Por isso, deixe sempre por perto uma garrafinha com água para que ele possa tomar quando sentir sede ou, se notar que o bebê está um longo período sem ingerir líquidos, ofereça um pouco para ele. Alimentos com a presença de água também são uma boa pedida, como frutas e verduras.

Uso de produtos químicos e para adultos

Uso de produtos químicos também podem ressecar a pele do seu bebê, justamente por causa da sensibilidade que ela possui. Esses componentes possuem fórmulas e propósitos diferentes, e justamente por isso, eles podem ter reações indesejadas na pele do seu bebê. Por isso, evite usar esses tipos de produtos, e priorize os que sejam específicos para crianças.

Expor o bebê ao clima das estações

Deixar o bebê exposto a climas muito extremos também pode causar um ressecamento maior na pele do bebê, conforme explicamos anteriormente. O ideal é deixá-lo protegido de muito frio ou muito calor diretamente dentro de casa, coberto ou com assistência de outros aparelhos para o esfriar, dependendo da estação.

Caso seja necessário levar seu pequeno para fora de casa, se atente em protegê-lo de forma que a sua pele não fique exposta. No caso do verão, use bonés, guarda-sol e converse com o médico sobre o uso de protetor solar. Já no inverno, uso toucas, luvas e aposte nas camadas de roupas.

O que fazer para hidratar a pele do bebê?

Anteriormente você conferiu o que deve ser evitado quando o assunto é a pele dos bebês. Porém, também há alguns cuidados que podem ser tomados para potencializar essa hidratação ou apenas mantê-la. Afinal, quando se trata dos pequenos, todo cuidado é pouco e a atenção deve ser redobrada. Confira:

Aumente a ingestão de água

Um meio simples, mas eficaz de dar um boost na hidratação da pele de seu bebê é aumentar a ingestão de água. Esse ato é extremamente importante para fazer com que todo o corpo do seu pequeno consiga manter suas funções e ainda possa deixar sua pele bem lisinha e macia.

Use produtos feitos especificamente para bebês

Hidratantes e sabonetes feitos especificamente para bebês são extremamente importantes para garantir que eles tenham uma ótima hidratação da pele sem sofrer nenhum efeito colateral. Produtos infantis garantem uma suavidade melhor e uma fórmula que não agride a cutícula do seu pequeno. Pensando nisso, a Pom Pom conta com uma linha completa de banho, com shampoo, condicionador e sabonetes em barra. Confira!

Use um umidificador à noite

Umidificador é uma ótima pedida quando o assunto é tornar o ambiente mais úmido e, consequentemente, menos prejudicial para o seu pequeno. Além de ajudar a manter a água na derme, ele também pode ajudar caso seu bebê tenha sintomas de tosse ou garganta seca, por exemplo.

Cuidado com o uso de aquecedores

Aquecedores são ótimas pedidas para esquentar a casa durante o frio, mas é importante que não o use por muito tempo, já que além de deixar o ar mais seco, pode deixar a pele do seu pequeno ainda mais ressecada e causar irritações que devem ser evitadas.

Use hidratante no seu bebê

A última dica é uma das mais óbvias, mas das mais importantes também. Hidratantes feitos especificamente para bebês podem ajudar em demasiado seu pequeno, justamente por fazer a função de alcançar as camadas de pele necessárias para deixar seu filho confortável e sem nenhuma irritação. Evitando assim problemas mais sérios que envolvam a dermatite atópica.

Uma pele hidratada é um bebê feliz!

Mesmo com muitos obstáculos na hora de cuidar do seu filho, é importante ficar atento aos sinais que seu corpo dá e como contornar os eventuais problemas que aparecem. Se tiver alguma dúvida, procure um médico dermatologista e/ou pediatra, eles poderão indicar o que deve ser feito no momento e garantir que o bebê fique seguro e protegido.

Faça seu login
E acesse ferramentas que irão te ajudar nessa fase tão especial.

Ao clicar em Cadastre-se, você concorda com os Termos de Serviço

Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Esqueceu a senha?
Informe seu endereço de e-mail e nós enviaremos sua nova senha por e-mail.
Um link para redefinir sua senha foi enviado para o seu e-mail
VOLTAR PARA A PÁGINA DE LOGIN

Receba nossas novidades

none
Data de nascimento