A menos que haja alguma ordem médica ao contrário, sua vida segue normal. Não precisa – e nem deve – passar a gestação inteira deitada ou fazendo o mínimo esforço. Já que a gestação não é nenhuma doença ou alteração negativa do corpo da mulher, apenas uma fase da vida, não são medidas como essas que irão “segurar” o bebê. Abortos espontâneos são muito mais comuns até as 12 primeiras semanas – isso não quer dizer que não seja doloroso para a mãe e para o pai a interrupção da gestação.
Mantenha a rotina de exercícios, uma alimentação saudável, tenha a sua rotina ginecológica sob controle. E nada de álcool, cigarros, drogas ou medicamentos, hein? As toxinas e substâncias acabam sendo passadas para o embrião.
Quando a progesterona começar a aparecer com força, prepare-se para sentir muito sono e cansaço. E sabe aquele conselho que 10 entre 10 mães dão pras marinheiras de primeira viagem: “durma bastante!”? Faça isso. Porque depois, ao longo da gravidez e depois do nascimento, uma boa noite de sono será um artigo de luxo!
Confira também: Calculadora de gestação