A semana 1 é a semana que se conta a partir da data da sua última menstruação – tecnicamente, você não está grávida. Parece loucura, né? Mas a verdade é que a gravidez começa a contar aí mesmo. Esse dia serve como referência para enumerar as semanas que vêm por aí.
Quando você termina de menstruar, seu corpo já começa a se preparar para receber uma gestação. As paredes do endométrio ficam mais espessas, surge o muco cervical mais fluido, um leve corrimento com aparência de clara de ovo. Isso é a ovulação, que acontece na metade do ciclo – um ciclo regular tem 28 dias: o óvulo sai da trompa e vai para o útero. Se for fecundado, pronto: começou a gravidez.
Acompanhar seu corpo e as mudanças é fundamental para identificar seu período fértil. A temperatura do corpo aumenta, a libido também. Os seios ficam mais inchados e sensíveis e pode acontecer uma leve fisgada no baixo ventre – do lado do ovário que vai liberar o óvulo.
Existem também exames laboratoriais que são mais precisos para identificar o período fértil, que avaliam os níveis de estrógeno no organismo. Com seu médico, escolha a forma mais adequada para você.
Confira também: Calculadora gestacional