Pom Pom
pompom

Saiba como dar banho em recém-nascido

Ter um bebê recém-nascido em casa é sempre uma novidade que pode causar muitas alegrias mas também alguns receios, principalmente para mamães e papais de primeira viagem. Algumas dúvidas geram desconforto e medo, como por exemplo qual a melhor posição para o bebê recém-nascido dormir?, ou como dar banho em recém-nascido?. 

Sabemos que o bebê não tem sujidade. Ou seja, ele não precisa de um banho profundo como crianças maiores. Mas o banho é importante para mantê-los higienizados e também para trazer conforto, fazendo com que o recém-nascido se sinta mais feliz.

O recém-nascido não precisa tomar banho logo ao nascer, esse primeiro banho pode esperar até 6 horas do seu nascimento. E quando for para casa, os pais devem adequar uma rotina que seja melhor para todos. Manter o ambiente adequado, organizado e seguro, é um bom começo para a hora do banho.

Se você quer saber como dar banho em recém-nascido com segurança e conforto, confira nosso artigo!

Aprenda como dar banho em recém-nascido

Um dos pontos mais importantes do banho é jamais deixar o bebê sozinho. Isso independe da idade ou da quantidade de água. Além desse ponto, existem alguns outros que merecem atenção especial dos papais e mamães! 

E se você tem dúvidas sobre como dar banho em recém-nascido, confira o passo a passo que preparamos, com tudo o que você precisa saber para a melhor experiência de banho do bebê:

Antes do banho

O banho do bebê é um momento de conexão entre os pais e o recém-nascido. Para o banho do bebê, é importante que a pessoa que for realizá-lo também esteja preparada. Quanto mais organizado e confortável estiver o ambiente, melhor será a experiência.

O primeiro ponto é ter a banheira em uma altura confortável para quem for banhar o bebê. Depois, o responsável pelo banho deve retirar todos os acessórios como, anéis, relógios, pulseiras etc. Certifique-se de ter unhas curtas ou adequadas e prender o cabelo se necessário. A banheira deve ter no mínimo 10 cm de água, mas não deve estar cheia.

Para o ambiente, tenha certeza de que não há nenhuma entrada de correntes de ar, para que o bebê não sofra com a friagem. É importante também separar o material necessário para o banho: banheira exclusiva do bebê, toalha fralda, sabonete neutro, algodão, haste flexível, álcool 70% líquido, fralda Pom Pom Derma Protek, pomada de prevenção contra assaduras, roupinha e escova de cabelo.

Durante o banho (passo a passo)

Durante o banho, é muito importante que a água morna esteja em temperatura adequada para que não ocorram queimaduras ou esteja frio para o recém-nascido. A temperatura ideal da água para banhar o bebê é entre 34 a 37°C. Você pode checar com o antebraço ou com termômetro específico.

Para o bebêe ter maior conforto, enrole-o na toalha e inicie o banho pela face e cabeça. Somente após terminar essa etapa, coloque o bebê na banheira o apoiando no antebraço do responsável pelo banho.

Confira o passo a passo:

Higienização da face e cabeça:

Com algodão ou pano úmido, limpe os olhos primeiro, e em seguida o rosto do bebê. Essa deve ser uma limpeza superficial. Molhe a cabeça levemente. Aplique uma pequena quantidade de sabão neutro e higienize. Molhe novamente para retirar o sabão. Seque toda a região do rosto e da cabeça.

Tronco e corpo do bebê:

Retire a toalha, apoie o bebê de barriga para cima na região do seu antebraço e faça movimento de pinça abaixo da sua axila. Tenha cuidado e movimentos leves e suaves, higienize o bebê com água e uma pequena quantidade de sabonete, retire todo o excesso.

Região posterior:

Com delicadeza, segure o bebê com as duas mãos e vire-o. O apoie em seu antebraço e higienize-o, assim como feito anteriormente. Depois, retire o excesso de sabonete com água.

Região íntima do bebê:

Essa região é a porta de entrada para várias doenças, então deve receber cuidados redobrados. Para as meninas, deve-se lavar os grandes e pequenos lábios, a região perianal (parte debaixo da vulva e que se estende até o ânus) e todas as ‘dobras’ com água e sabonete. Para os meninos que tenham fimose fisiológica, é necessário lavar o prepúcio sem forçar o descolamento da glande. Lave com cuidado a região escrotal, a perianal e as dobras.

Depois do banho

Depois do banho é necessário cobrir bem o bebê e garantir que fique bem sequinho, principalmente nas dobrinhas. Retire a toalha e coloque a fralda Pom pom Derma Protek ainda sem fechar. Aplique uma fina camada de pomada, feche a fralda com o coto umbilical para fora. Em seguida, vista o bebê e escove o cabelo com escova própria para recém-nascidos.

Qual deve ser a frequência do banho em recém-nascido

A frequência de banho em recém-nascidos não precisa ser como em crianças e adultos, pois eles não apresentam sujidades. Mas um banho por dia já pode ser considerado ideal para trazer higiene necessária e conforto para o bebê

.

Como dar banho em recém-nascido com umbigo (passo a passo)

Quando o recém-nascido ainda apresenta o coto umbilical, além do passo a passo do banho comum, deve-se seguir outros cuidados para também limpar o coto umbilical. 

É muito importante realizar a higienização do coto e deixá-lo arejado para que cicatrize e caia mais rápido. Confira abaixo:

Limpe o coto umbilical com hastes flexíveis e álcool líquido 70%

Mergulhe a haste flexível no álcool para limpar o coto umbilical. Verifique se o álcool está dentro da validade e, se necessário, use as duas pontas da haste flexível para a limpeza.

Higienize o coto umbilical por completo

Passe a haste flexível com cuidado, por todo o coto umbilical, comece pela região mais próxima ao umbigo, sendo a base do coto, e limpe até as terminações do coto umbilical. Não tenha medo de fazer movimentos com o coto umbilical, mas tenha cuidado e jamais o puxe.

Não cubra o coto umbilical logo após a limpeza

Mantenha o coto umbilical arejado, sem faixas, sem botões e sem presilhas. Também não o cubra com a fralda. Faça uma pequena dobra da parte frontal da fralda para fora, mantendo o coto umbilical sem contato com a fralda.

Os principais cuidados com a pele do recém-nascido

A pele do recém-nascido é muito sensível e está em fase de mudanças, por isso alguns cuidados com produtos e temperatura de água são essenciais. O pH da pele infantil é menos ácido, então eles estão mais propensos a sofrer infecções. Por isso, o ideal é utilizar sabonetes líquidos com pH abaixo de 6. Escolha sempre produtos próprios para bebê.

Além disso, a temperatura da água para banhar o bebê deve ser próxima a temperatura do corpo, sendo ideal de 34°C a 37°C. Água muito fria ou muito quente podem, inclusive, machucar o bebê. Você pode ter um termômetro próprio para medir a temperatura da água, ou utilize do seu antebraço para verificar se a temperatura está adequada.

Confira também: Calculadora da gestante

Como dar banho em récem-nascido

Conte com a Pom Pom Derma Protek

Agora que você já sabe como dar banho recém-nascido de forma adequada, sinta-se mais confiante e não deixe de ter esse momento de conexão e cuidado com o bebê. Afinal, apesar do recém-nascido não ter sujidades, ele precisa ter uma pele higienizada para proteger de infecções e mantê-lo mais confortável.

Se você também quer manter seu bebê ainda mais confortável e seguro em relação às fraldas, escolha a linha Pom Pom Derma Protek, da Pom Pom.

A Pom Pom Derma Protek conta com a tecnologia pensada exclusivamente para a proteção e hidratação da pele delicada do bebê. Feita em parceria com a Fisher Price™, a Pom Pom Derma Protek possui canal superabsorvente que garante a pele 2x mais sequinha. Além disso,  outro ponto importante é a loção hidratante feita com extratos naturais, que auxilia na prevenção da irritação da pele delicada do bebê. Ao escolher a Derma Protek, seu recém-nascido fica muito mais protegido e sequinho para um sono mais profundo e livre de irritações e assaduras.

Faça seu login
E acesse ferramentas que irão te ajudar nessa fase tão especial.

Ao clicar em Cadastre-se, você concorda com os Termos de Serviço

Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Já tem uma conta na Pompom? Faça Login
Esqueceu a senha?
Informe seu endereço de e-mail e nós enviaremos sua nova senha por e-mail.
Um link para redefinir sua senha foi enviado para o seu e-mail
VOLTAR PARA A PÁGINA DE LOGIN

Receba nossas novidades

none
Data de nascimento