Um dos momentos mais marcantes do crescimento do bebê para os pais é quando nascem os primeiros dentes do pequeno. Os pais tiram fotos, mandam para os parentes e se orgulham de ver o filho crescendo. Logo depois vêm as dúvidas sobre como higienizar os primeiros dentes do bebê.
Será que é só escová-los, como fazem os adultos? Mas quantas vezes ao dia e com que tipo de escova? É natural que os pais, principalmente os de primeira viagem, façam todos esses questionamentos quando se deparam com os primeiros dentes dos filhos. Logo, vamos entender como higienizar os primeiros dentes do bebê da melhor maneira possível, garantindo a saúde bucal dos pequenos e evitando problemas em seus dentes.
Mas antes de entender como higienizar os primeiros dentes do bebê, é válido que os pais saibam mais sobre o desenvolvimento dos dentes no bebê, o que ajuda a manter os cuidados quando eles finalmente aparecem no sorriso da criança.
Na maioria das crianças, os primeiros dentes nascem por volta dos seis meses de idade, mas isso pode variar de bebê para bebê, com alguns tendo um nascimento dos dentes mais precoce e, outras, mais tardiamente.
E o que foge do conhecimento de muitos pais é que a fase de nascimento dos dentes do bebê é acompanhada de alguns sintomas um pouco incômodos para o neném. Os sinais mais comuns de que os dentes estão perto de nascer ou já nascendo são: vontade do bebê morder objetos ao redor, como brinquedos; irritabilidade, perda de apetite e bebê babando muito, além de dificuldade para dormir e inchaço na gengiva.
Dois sintomas que costumam ser associados ao nascimento dos dentes, mas que na realidade não têm nada a ver com isso são a diarreia e a febre. Logo, se o bebê tiver esses sintomas, o mais indicado é procurar um pediatra ao invés de acreditar que é apenas um sintoma passageiro causado pelo nascimento dos dentes.
Os pais podem e devem tomar algumas medidas para aliviar esses incômodos do bebê causados pelos dentes. Uma delas é dar ao bebê alguns alimentos gelados, que trazem alívio à gengiva. Esses alimentos, claro, devem ser apropriados para a idade do bebê e não devem estar gelados demais. Os mordedores também são bons nessa fase, saciando a vontade do bebê de morder. Uma dica é deixá-lo um pouco na geladeira antes de dá-lo à criança.
Massagear a gengiva do bebê é outra dica bastante eficaz. É só lavar as mãos e fazer uma massagem suavemente com a ponta do dedo na gengiva do neném. No começo o bebê pode ficar inquieto, mas os pais podem entretê-lo durante a massagem.
Agora que os pais já sabem quando os dentes começam a nascer, os sintomas que isso causa ao bebê e como suavizá-los, é hora de entender como higienizar os primeiros dentes do bebê.
Muitos pediatras recomendam que os pais já comecem a higienização bucal do bebê um pouco antes dos dentes nascerem. A vantagem de fazer isso é que o bebê já se acostuma com a higienização antes mesmo dos dentinhos chegarem. Essa limpeza pode ser feita com uma gaze molhada em água filtrada, passando-a suavemente na gengiva do bebê.
Quando os dentes começam a nascer, os pais podem manter essa higienização com a gaze, ou com uma dedeira de silicone especial para isso, que pode ser encontrada facilmente em farmácias.
Conforme mais dentes vão nascendo, vai ficando mais difícil fazer a higienização com a gaze ou com a dedeira, e se torna melhor usar uma escova de dentes. Porém, essa escova tem de ser especial para bebês e com as cerdas bastante macias. O uso ou não do creme dental pode depender da recomendação do pediatra da criança. Alguns médicos recomendam que a escovação com creme dental seja feita apenas a partir dos dois anos de idade.
Caso a escovação seja feita com creme dental, é importante utilizar um creme especial para bebês. Também é importante não exagerar na quantidade de creme dental aplicada, já que os bebês ainda não sabem cuspir.
Quando os bebês ainda não chegaram à fase de introdução alimentar, consumindo apenas o leite, a higienização pode ser feita duas vezes ao dia, sendo que uma delas deve ser sempre a noturna.
Conforme o bebê começa a consumir alimentos sólidos, os pais podem precisar escovar mais os dentes da criança, chegando a três ou mais vezes, após as principais refeições e à noite.
A língua do bebê também pode e deve ser higienizada regularmente pelos pais. Quando os pais iniciam a higienização com a gaze molhada ou com a dedeira, já devem aproveitar e higienizar a língua também, com alguns movimentos circulares suaves. O mesmo pode ser feito mais tarde com a escova de dentes.
O cuidado com os dentes deve começar desde cedo, e isso requer que a criança tenha acompanhamento com uma odontopediatra. Muitos pais também não sabem com que idade o bebê deve ser levado pela primeira vez ao dentista.
Segundo especialistas, a primeira visita à odontopediatra deve ser feita quando os primeiros dentes nascerem, o que ocorre, como dito anteriormente, geralmente por volta dos seis meses de idade.
O intuito dessa consulta é que o dentista tire todas as dúvidas dos pais em relação aos dentes do pequeno, e os ensine a fazer a higienização corretamente. Depois dessa fase, é importante que a criança continue sendo levada regularmente, principalmente caso haja algum problema em relação à sua saúde bucal.
Quando se trata de higienização dos dentes do bebê, muitas dúvidas podem surgir. A seguir, confira as perguntas que os pais mais fazem nessa fase, e as orientações para cuidar da melhor forma possível dos dentes da criança.
Os pais podem notar que a língua do bebê está com uma coloração branca, o que pode ter uma série de razões. A mais simples e comum ocorre quando a língua do bebê fica branca por conta do leite que ele toma, algo fácil de se resolver apenas com a higienização bucal.
Em outros casos, porém, pode ser um sinal de algum problema na saúde bucal da criança, dentre elas a candidíase oral, chamada de ‘sapinho’ popularmente. A língua branca do bebê também pode ser um sinal de desidratação.
Logo, os pais devem ficar atentos a esse sinal, e caso ele persista após a limpeza correta da língua, é indicado procurar um médico para identificar o problema.
Alguns médicos recomendam que a pasta de dente só possa ser usada após os dois anos de idade, enquanto outros recomendam o uso logo após o nascimento do primeiro dente, mas com alguns pontos de atenção: a pasta deve ser própria para bebês e jamais utilizada em excesso.
A Pompom é a melhor marca de produtos de higiene para bebês, oferecendo aos pais uma linha completa de produtos de higiene, incluindo todos os produtos para a higiene completa do neném, como talco, fraldas, creme contra assaduras, toalhas umedecidas, sabonetes, shampoos e outros produtos indispensáveis para a garantia do conforto do bebê.