hypermarcas

Chegada do bebê: os primeiros cuidados em casa

Para os papais de primeira viagem, a chegada do bebê traz algumas surpresas e muita mudança na rotina. É um momento que envolve expectativa e apreensão porque o recém-nascido requer cuidados especiais. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Dá para dar conta do recado, mantendo a calma e com disposição.

Um dos pontos principais é a amamentação que deve ser de leite materno, caso, claro, a mãe não tenha dificuldades ao amamentar. O indicado é uma mamada a cada três horas e durante, pelo menos, os quatro primeiros meses, chá e água não são necessários. O ideal é que o bebê mame cerca de 15 minutos em cada mama, para em seguida arrotar.

A hora do banho também é um momento de tensão para muitos pais. Uma banheira no chuveiro ou mesmo junto ao trocador e água morna com movimentos leves relaxa o bebê que vai aproveitando esse momento. Sabonete e shampoo poucos perfumados são recomendados para evitar qualquer sinal de irritação na pele, que é muito sensível.

O umbigo do bebê cai em média entre uma semana e 15 dias após o nascimento. Todo dia, depois do banho, seque bem o umbigo e aplique álcool 70% até cair, mantendo o local sempre limpo.

Roupas de algodão são as mais leves e se lavadas com sabão de coco ajudam a evitar também irritações na pele. Está calor? Ótimo! Nada de encapotar o bebe, que deve permanecer confortável, com roupas de acordo com a estação do ano.

O “famoso” banho de sol é necessário, diariamente, até 15 minutos, para a incorporação do cálcio ao osso. E os melhores horários são pela manhã, até 10h, e após 16h.

E uma última dica é observar a posição que o bebe mais gosta de adormecer. Alguns choram e só se acalmam quando são colocados de bruços e caso seu filho seja assim comente com o pediatra, pois ele indicará a melhor forma, depois da mamada, principalmente, do bebê dormir com segurança sem risco de regurgitar.

 

clayton.barbosa@myagencia.com.br'