hypermarcas

Método Canguru ajuda bebês prematuros

O Método Mãe Canguru é uma técnica humanizada de cuidados com o recém-nascido prematuro ou de baixo peso. O método foi idealizado na Colômbia, em 1979, como uma revolucionária forma de preservar a vida e humanizar a atenção ao recém-nascido precocemente.

O médico Marcus Renato de Carvalho, professor da faculdade de medicina da UFRJ e especialista em amamentação, explica que este tipo de cuidado começa na UTI. “Mãe e bebê ficam algumas horas juntos, pele a pele, sempre que possível, se tocando, ‘conversando’, trocando olhares”, explica.

De acordo com Carvalho, o contato e a voz materna são muitos importantes para a proteção dos prematuros.

Na segunda etapa, já na enfermaria, os prematuros ficam em posição canguru no seio materno em tempo integral, recebendo o leite materno, os cuidados da mãe e o contato com seus outros familiares. Já na terceira, mãe e filho recebem alta ainda em posição canguru, para evitar refluxo, e com a garantia de um acompanhamento especial da equipe médica.

Segundo o profissional, os resultados são surpreendentes, pois mostram a diminuição de mortes de prematuros ocasionadas por doenças adquiridas nos primeiro dias após o parto e também a melhoria na qualidade e humanização da atenção proporcionada pela nova atuação da equipe de cuidadores, em que a mãe é protagonista.

clayton.barbosa@myagencia.com.br'