Equipe Pom Pom

Pom Pom, tradicional marca de fraldas descartáveis e toalhas umedecidas.

Vegetarianas precisam mudar a dieta para engravidar?

Para engravidar, as mulheres precisam estar com os nutrientes do organismo em dia. Quem não come carne tende a ter carência de vitamina B12, já que ela provém, principalmente, de proteínas de origem animal.

Segundo Rosana Menezes de Souza, nutricionista clínica do Hospital e Maternidade Santa Brígida, de Curitiba (PR), a vitamina B12 é importante porque ajuda o organismo a metabolizar o ácido fólico, que é uma substância fundamental para o fechamento do tubo neural (é ele quem dará origem ao cérebro do bebê).

Apesar de estar presente em grande quantidade em alimentos de origem animal, inclusive leite e derivados, é possível encontrar a vitamina B12 em amêndoas e vegetais de coloração verde-escura, como couve e brócolis. Mas, é claro, em menor quantidade.

Suplementos alimentares também podem ser usados como alternativa, desde que sejam indicados por um nutricionista. Portanto, quem é vegetariana não precisa mudar a alimentação para engravidar, basta passar por uma consulta e fazer exames para diagnosticar alguma carência alimentar.

“O primeiro é a avaliação de consumo alimentar, em que a paciente relata o que come no dia a dia e o nutricionista avalia se ela consome todos os grupos alimentares. Depois, ela realiza exames em laboratório para identificar, por exemplo, a falta de algum nutriente e o nível de homoglobina no sangue, responsável pela absorção de ferro”, afirma Rosana.

clayton.freelas@gmail.com'

Equipe Pom Pom

Pom Pom, tradicional marca de fraldas descartáveis e toalhas umedecidas.