Equipe Pom Pom

Pom Pom, tradicional marca de fraldas descartáveis e toalhas umedecidas.

Fique tranquila!

Quando o desejo de engravidar vem muito forte e a ansiedade está a mil, tem sempre alguém que pede calma para você. Mas como conter a expectativa, a curiosidade de checar se engravidou ou não e a decepção de mais um teste negativo?

Antes de tudo, é preciso encarar a espera com naturalidade. Afinal, o seu corpo está pronto para a gravidez desde a sua primeira menstruação. Segundo Cecília Faria, professora doutora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP, a dúvida que surge neste momento é “sou capaz de gerar uma criança?”.

O apoio familiar é fundamental e o futuro papai deve participar do planejamento. “Para a mulher, é importante ter com quem compartilhar o que ela sabe que será uma tarefa para o resto da vida, ter com quem dividir a responsabilidade, mas dividir também o prazer de construir uma família”, explica a psicóloga.

No entanto, mesmo com o casal em plena sintonia quanto ao desejo de ter filhos, a visita da cegonha pode demorar se eles não souberem controlar a ansiedade. Isso acontece por que é o sistema nervoso central que controla a ovulação e, em estado de tensão, a mulher pode não ovular. No caso dos homens, pode ocorrer uma diminuição na produção de espermatozoides.

Fique zen

Se você acha que será difícil aguardar com calma, pode investir em atividades para ajudar a manter o equilíbrio físico, mental e emocional. A terapeuta holística Celi Coutinho, palestrante e congressista do Sinte (Sindicato dos Terapeutas), sugere alguns tratamentos alternativos para promover o relaxamento e afastar o estresse. Entre eles, os Florais de Bach, massagens relaxantes e exercícios físicos, como Ioga e alongamento.

“Os florais evitam a mudança de humor, ajudam na adaptação do organismo e da mente no momento de transição do corpo. Eles diminuem a ansiedade e o medo”, afirma Celi.

Paralelamente, a terapeuta indica a ioga que, além de reduzir o estresse, melhora o processo pélvico e a consciência de si mesmo: “observar o próprio comportamento é importante para iniciar o trabalho de psicoterapia holística”, recomenda.

Os tratamentos também são indicados para o futuro papai: “o trabalho em conjunto favorece a integração entre o casal e ajuda na hora de receber o bebê”, finaliza.

clayton.freelas@gmail.com'

Equipe Pom Pom

Pom Pom, tradicional marca de fraldas descartáveis e toalhas umedecidas.