Equipe Pom Pom

Pom Pom, tradicional marca de fraldas descartáveis e toalhas umedecidas.

É possível engravidar após a menopausa

A menopausa é um fenômeno fisiológico que faz com que a mulher deixe de produzir os hormônios ginecológicos normais. Pode ocorrer entre 45 e 55 anos, mais comumente por volta dos 50 anos.

Nesta fase, a mulher não produz hormônios e nem óvulos, portanto, não há como engravidar naturalmente. No entanto, algumas mulheres têm realizado o sonho da maternidade mesmo após a menopausa, graças à fertilização assistida, como explica o ginecologista Gleden Teixeira Prates, do Hospital e Maternidade Santa Brígida, de Curitiba (PR).

“É necessário preparar o útero desta paciente por meio de hormônios, selecionar óvulos de doadora, utilizar esperma de doador – que pode ser o marido – e, então, promover a fecundação ‘in vitro’. Uma vez fecundado com o útero adequadamente preparado, o óvulo é implantado na mulher para dar sequência à gestação”.

Apesar de ser possível, nem sempre uma gravidez é recomendada após a menopausa. Pacientes com diabetes, doenças hipertensivas graves, câncer, entre outras, devem evitar. O médico diz que é importante que a mulher tenha boa saúde, pois sempre há risco de vida por causa da idade já avançada.

“Gestação na menopausa não é natural e, portanto, não deveria ocorrer. Não existe idade máxima permitida para uma mulher engravidar, mas o ideal é que a gestação aconteça até, no máximo, 40 anos”, declara Prates.

Segundo o ginecologista, há riscos maiores de aborto, trabalho de parto prematuro, diabete e hipertensão nas gestações tardias que devem ser considerados.

clayton.freelas@gmail.com'

Equipe Pom Pom

Pom Pom, tradicional marca de fraldas descartáveis e toalhas umedecidas.