Equipe Pom Pom

Pom Pom, tradicional marca de fraldas descartáveis e toalhas umedecidas.

Dicas para engravidar após os 30

Evitar cigarros, álcool, drogas, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e lutar contra a obesidade são as principais dicas dos especialistas para mulheres acima dos 30 anos que desejam engravidar.

A partir dos 35 anos, torna-se mais difícil ficar grávida, pois o número de óvulos no corpo feminino diminui, tornando-o menos fértil. “Isso acontece porque a mulher não é uma produtora de óvulos. Ela nasce com uma reserva que vai sendo consumida ao longo dos anos. Além disso, os óvulos, como qualquer célula do organismo, sofrem com o processo do envelhecimento, afetando sua qualidade”, explica o ginecologista Marco Melo, diretor da Clínica Vilara, de Reprodução Assistida do Hospital Vila da Serra, em Nova Lima (MG).

Segundo o ginecologista, o período considerado como o auge reprodutivo está compreendido entre 24 e 35 anos de idade, quando existe uma maturidade do sistema reprodutor feminino. “É entre os 24 e os 26 anos que o organismo feminino adquire sua maturidade. A produção hormonal é mais regular e estável, com menor incidência de ciclos sem ovulação. As mamas e o útero também já estão mais preparados para uma gestação.”

Ele diz que mulheres abaixo de 35 anos, que estão tentando engravidar há mais de um ano sem sucesso, devem realizar exames de investigação da fertilidade. Já para aquelas com mais de 35 anos, o período é reduzido para seis meses sem sucesso, uma vez que o tempo se torna um fator importante. Os exames devem ser realizados pelo casal, já que o homem também pode ter problemas de fertilidade.

A ginecologista Katia Kosorus, professora do curso de medicina da Universidade Anhembi Morumbi, diz que a faixa etária ideal para engravidar, do ponto de vista biológico, é entre 20 e 29 anos.

“A fertilidade feminina diminui progressivamente após os 25 anos. Outro dado relevante é que a chance de gerar um filho com Síndrome de Down é maior com o passar dos anos: aos 30, a chance é de um a cada 952 nascidos e aos 40 anos, é de um a cada 106 nascimentos”, afirma.

A professora diz que planejar a gravidez aumenta as chances de sucesso. “É importante estar saudável antes de engravidar. Portanto, vale a pena parar de fumar, adequar o peso, fazer exames para investigação laboratorial de diabetes, colesterol elevado, doenças infecciosas, doença tireoidiana, Papanicolau, além de estar com as vacinas em dia. A ingestão de ácido fólico (vitamina do complexo B) previne má-formação do sistema nervoso do bebê e o ideal é começar a tomá-lo três meses antes de ficar grávida”, recomenda.

clayton.freelas@gmail.com'

Equipe Pom Pom

Pom Pom, tradicional marca de fraldas descartáveis e toalhas umedecidas.