Equipe Pom Pom

Pom Pom, tradicional marca de fraldas descartáveis e toalhas umedecidas.

Conheça os vilões da fertilidade feminina

Alguns hábitos da vida moderna podem prejudicar a fertilidade da mulher e dificultar a vida de quem deseja engravidar. Sedentarismo, estresse, ansiedade, má alimentação, consumo de álcool e o cigarro são os principais vilões da fertilidade, segundo ginecologistas.

“São situações comuns na vida de mulheres nas grandes cidades e que estão no mercado de trabalho. Isso influencia diretamente os hormônios que controlam o ciclo menstrual, levando a ciclos sem ovulação e diminuindo a fertilidade”, diz a ginecologista Paula Marcovici.

Ela afirma que a falta de tempo para a prática de exercícios físicos e para uma alimentação balanceada influencia os nutrientes que nosso corpo tira dos alimentos. “Os nutrientes são responsáveis pela alteração de hormônios do ciclo menstrual. A falta de alguns deles pode causar anemias, por exemplo, além de outros quadros que influenciam a fertilidade”, diz.

Segundo a médica, é importante que a mulher fique atenta à escolha dos alimentos, ao número de refeições realizadas (são recomendadas cinco por dia) e ao tempo de duração de cada refeição.

Ela indica que sejam evitados álcool, tabaco, frituras, excesso de doces e café, pois eles também influenciam o ciclo menstrual e a ovulação.

O ginecologista e obstetra Renato Tomioka, diretor da clínica de reprodução humana VidaBemVinda, diz que agentes externos como poluição ou qualquer fator que interfira no bom funcionamento dos sistemas endocrinológico (que produz os hormônios) e imunológico (que protege contra doenças), por exemplo, podem provocar irregularidades no ciclo reprodutivo feminino.

De acordo com Tomioka, mulheres com endometriose ou que estão acima do peso podem ter dificuldades para engravidar, tanto naturalmente, quanto com técnicas de reprodução assistida. Por isso, ele destaca a necessidade de manter uma boa alimentação.

“É importante investir em um cardápio rico em frutas, verduras, proteínas magras (carne vermelha magra, aves, peixes), além de carboidratos integrais (cereais, pães integrais, castanhas). Evite alimentos gordurosos e com excesso de carboidratos simples (massas e pães brancos, açúcar, bolos, bolachas, salgados)”, recomenda.

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